Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BC eleva juros básicos pela 9º vez seguida; Selic atinge 11%

Objetivo do BC é manter a inflação dentro da meta do Conselho Monetário Nacional

2 abr 2014 - 20h10
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira um aumento de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros. Com a elevação, a Selic deixará os 10,75% para os 11% ao ano.

Em comunicado, o Copom disse que decidiu "por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic" e que "irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária".

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumulado em 12 meses estava em 5,68% até fevereiro, alta em relação aos 5,59% acumulados até janeiro. Mesmo assim, o índice acumulado desacelerou na comparação com junho, quando chegou a 6,7% e superou o teto da meta de inflação do governo. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central, o IPCA encerrará 2014 em 6,3%. A estimativa foi elevada pela quarta semana seguida.

Por outro lado, o aumento da taxa Selic prejudica o reaquecimento da economia, que cresceu 2,3% no ano passado e ainda está sob o efeito de estímulos do governo, como desonerações e crédito barato. De acordo com o Focus, os analistas econômicos projetam crescimento de 1,69% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la, o Banco Central contém o excesso de demanda, que se reflete no aumento de preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

Com informações da Agência Brasil e da Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade