Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BC: Nilton David substituirá Galípolo na diretoria de política monetária; veja outros novos nomes

Chefe de operações da tesouraria do Bradesco foi indicado por Lula para ocupar o atual cargo do futuro presidente do Banco Central

29 nov 2024 - 14h24
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira, 29, que Nilton David, chefe de operações da tesouraria do Bradesco, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a diretoria de Política Monetária do BC. Ele substituirá Gabriel Galípolo, que deixará essa diretoria para presidir a autarquia a partir de 2025. A mensagem será encaminhada ao Senado na próxima semana, segundo nota da autoridade monetária.

Também foram escolhidos Gilneu Vivan (hoje chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do BC), para a diretoria de Regulação, em substituição a Otávio Damaso, e Izabela Correa (hoje secretária na Controladoria-Geral da União), para a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, hoje ocupada por Carolina Barros.

O Estadão/Broadcast apurou que Nilton David liderou mudanças importantes na tesouraria do Bradesco, entre elas a reestruturação das mesas de negociação, separando de forma mais clara as operações feitas com recursos próprios das realizadas com recursos dos clientes. Além disso, reorganizou a mesa de negociação de títulos do Tesouro, o que levou o Bradesco à liderança de mercado.

Como líder da tesouraria, David chefia mais de 20 "traders", distribuídos entre São Paulo, Estados Unidos e Europa. Ficam sob sua responsabilidade atividades como negociações de juros, títulos do Tesouro, câmbio e ações, entre outros.

David tem ampla experiência de mercado. Antes do Bradesco, passou por instituições como Morgan Stanley, Citi, Barclays e Goldman Sachs. Na maior parte delas ocupou cargos de chefia nas operações de mercado, com foco em câmbio e nos mercados locais.

O currículo dos três indicados

O Branco Central divulgou nesta sexta-feira, 29, os seguintes currículos dos três indicados pelo presidente Lula à diretoria da instituição:

Nilton José Schneider David — Política Monetária

Atualmente é chefe de Operações Tesouraria do Banco Bradesco. Tem grande experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em diversas instituições no Brasil e no exterior. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Gilneu Francisco Astolfi Vivan — Regulação

É servidor do Banco Central do Brasil desde 1994, atualmente é chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Mestre e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Até o início de 2024, atuou como chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro Nacional. Também representou o Brasil em diversos grupos internacionais, tais como Analytical Group on Vulnerabilities, do Financial Stability Board, responsável por avaliar as ameaças ao sistema financeiro mundial.

Izabela Moreira Correa — Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta

É servidora do Banco Central do Brasil desde 2006 e a atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União. Foi pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Oxford e possui doutorado em Governo pela London School of Economics and Political Science (2017). É mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade