Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BCE prevê que aumento dos salários vai diminuir consideravelmente este ano

23 abr 2025 - 08h10
Compartilhar
Exibir comentários

O aumento dos salários na zona do euro deve diminuir consideravelmente este ano, de acordo com dados do Banco Central Europeu divulgados nesta quarta-feira.

O rastreador de salários do BCE, que abrange acordos de negociação coletiva ativos, prevê que o crescimento salarial com pagamentos pontuais diminuirá para 3,1% em 2025, após 4,8% em 2024.

A evolução dos salários no bloco monetário de 20 países oferece informações importantes sobre a inflação para o banco central, que, na semana passada, cortou as taxas de juros pela sétima vez em um ano, enquanto se aproxima de sua meta de inflação de 2%.

O BCE deu poucos sinais sobre futuros movimentos, embora tenha alertado que a política comercial errática dos Estados Unidos deve pesar sobre o crescimento.

Excluindo os pagamentos pontuais, a tendência de queda no aumento dos salários é menos acentuada, de 3,8% este ano, após 4,2% em 2024, de acordo com o BCE.

Os salários na zona do euro tiveram um impulso nos últimos anos já que os trabalhadores pediram a reposição da inflação elevada, que atingiu dois dígitos por um período em 2022, após a invasão da Ucrânia e a consequente queda nas importações de energia da Rússia.

Desde então, a inflação caiu consideravelmente, chegando a 2,2% na zona do euro em março.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade