Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Benefício 'ignorado'? Acúmulo e perda de milhas crescem no Brasil - e números assustam!

No total, entre janeiro e julho de 2022, foram 12,8 milhões de transações com pontos/milhas O post Benefício 'ignorado'? Acúmulo e perda de milhas crescem no Brasil - e números assustam! apareceu primeiro em BM&C NEWS.

5 nov 2022 - 14h31
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Reprodução/ Internet

Você já checou os seus pontos dos programas de fidelidade hoje? No seu lugar, daria uma olhada rápida! De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), a taxa que mede a perda de pontos/milhas ficou em 15,6%, registrando um crescimento "discreto"(mas não menos importante) em relação ao resultado do 1° semestre de 2021, que foi de 15,5%. Foram 58,2 bilhões de pontos/milhas expirados entre julho de 2021 e junho de 2022. É de assustar, né?

Quanto ao acúmulo de pontos/milhas, foram gerados 230,6 bilhões nos 6 primeiros meses de 2022, número 79,8% maior do que no mesmo período do ano passado e 54% maior que o mesmo período de 2019.

No total, entre janeiro e julho de 2022, foram 12,8 milhões de transações com pontos/milhas, número que também supera o resultado para o mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, o que sugere para a Abemf um crescimento real do setor e não apenas uma recuperação a partir de um momento mais crítico.

Programas de fidelidade e estratégia de compras

De acordo com o levantamento, apenas 5,7% dos pontos/milhas foram gerados a partir da compra de passagens aéreas. Os 94,3% restantes foram acumulados em compras no varejo, indústria e serviços.

Portanto, os números garantem que: não é preciso viajar para acumular milhas (e nem mesmo ter cartão de crédito). Uma vez que, potenciais distribuidores de pontos fidelizados, como é o caso da Livelo, já mostram participação relevante nesta ponte entre pontos/milhas e compras no varejo.

Para os especialistas em viagem e cartão de crédito, Rafaela Molas e Túlio Faria, fundadores do Milhas Sem Segredo, programas como o da Livelo é considerado como "coringa" pelos viajantes e 'milheiros' de plantão.

"Se você ainda faz suas compras do varejo nas lojas físicas, está perdendo dinheiro. Nas promoções da Livelo você pode chegar a acumular 10 pontos por real gasto. Ou seja, uma blusa de R$ 100 que você compraria no shopping pode render mil pontos na plataforma. A partir deles é possível transferir para programas de fidelidade em promoções bonificadas de até 80%, chegando a dobrar sua quantidade de milhas.", explicam.

A partir de pontos obtidos nas lojas parceiras, mais brasileiros conheceram o "poder" da transação entre programas de fidelidade das companhias aéreas. Quanto ao resgate de ponto/milhas, o número total no 1° semestre de 2022 foi de 186,6 bilhões, superando em 78,8% o valor registrado no mesmo período de 2021 e em 43,9% o resultado de janeiro a junho em 2019.

Neste cenário, 83% dos pontos/milhas foram trocadas por passagens aéreas, enquanto 17% são utilizadas para a obtenção de produtos para casa, descontos, cashback, serviços e outras vantagens.

O que o levantamento não deixa tão claro é sobre a metodologia da pesquisa, uma vez que não dá para saber se os números são referentes ao setor de fidelização como um todo ou se tratam apenas dos resultados das empresas associadas, o que excluiria, por exemplo, o programa Esfera, do Santander.

Mas e aí, o que você faria com R$ 58 bilhões de pontos/milhas no programa de fidelidade que é mais utilizado?

BM&C News
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade