Bill Gates compra participação acionária na cervejaria Heineken
Bilionário norte-americano adquiriu 3,76% da fabricante de bebidas holandesa por R$ 4,6 bilhões
O bilionário norte-americano Bill Gates, conhecido por ter fundado a Microsoft, comprou uma participação minoritária na gigante holandesa de fabricação de bebidas Heineken Holding NV. Gates investiu 848,2 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões) para adquirir 3,76% dos papéis da companhia. As informações são das agências Reuters e Bloomberg.
A Heineken Holding NV é a segunda maior cervejaria do mundo, atrás apenas da AB InBev, que tem entre seus acionistas o trio de bilionários da Americanas, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Segundo a AFM (Autoridade dos Mercados Financeiros) da Holanda, a negociação foi concluída em 17 de fevereiro. As ações eram da Femsa, empresa mexicana que está vendendo sua participação na companhia.
Em 2018, Gates admitiu não ser um grande fã de cerveja, durante um bate-papo com usuários do Reddit. "Quando acabo em algo como um jogo de beisebol, bebo cerveja light para entrar na vibe de todos os outros bebedores de cerveja. Desculpe desapontar os verdadeiros bebedores de cerveja", afirmou na ocasião. Além da Heineken, a holding também detém participação em outras marcas como Amstel e Sol.
Nessa quarta-feira, 22, a Heineken afirmou ainda que projeta sair da Rússia em 2023, depois de ser acusada por um site holandês de seguir operando no país mesmo após anunciar a retirada devido à invasão da Ucrânia.