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Black Friday: problemas com entrega, cancelamento ou desconto 'fake'? Veja o que fazer

Procon-SP já registrou 1.672 reclamações sobre compras em promoções de Black Friday

29 nov 2024 - 06h41
(atualizado às 13h47)
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Problemas com entrega, produto diferente ou danificado e pedido cancelado após a compra são os principais problemas registrados por consumidores no Procon-SP durante as promoções de Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 29. Já são 1.672 reclamações desde o dia 30 de outubro até a última quinta-feira, 28, em um canal específico para reclamações sobre compras de Black Friday.

A não entrega ou a demora na entrega dos produtos foi registrada 573 vezes no órgão. Em segundo lugar está produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado, com 199 reclamações. Em seguida, há 173 reclamações de pedidos cancelados após finalização da compra. Maquiagem de desconto (151) e produto e/ou serviço indisponível (149) também foram motivos de registrados no órgão.

O que o consumidor pode fazer nesses casos? É importante estar atento aos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo:

Consumidor deve estar atento aos seus direitos na hora de aproveitar as promoções de Black Friday
Consumidor deve estar atento aos seus direitos na hora de aproveitar as promoções de Black Friday
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO / Estadão

Problemas na entrega

O consumidor deve guardar os comprovantes em relação ao prazo de entrega informado pela loja, seja física ou online, recomenda o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O atraso na entrega caracteriza descumprimento de oferta. O consumidor pode escolher entre:

1) exigir a entrega imediata do produto;

2) pedir a entrega de um produto de qualidade equivalente;

3) cancelar a compra, com devolução integral do valor pago, incluindo frete e eventuais perdas e danos.

O Idec recomenda enviar a solicitação por escrito à loja, por e-mail ou carta com aviso de recebimento, para ter como comprovar essa comunicação com a empresa.

Cancelamento de pedido

Não há justificativa para que a loja cancele a compra uma vez que esteja finalizada, segundo o Idec. O consumidor pode então exigir a entrega do produto ou a devolução do valor pago.

Desconto "fake" ou maquiagem de desconto

O CDC protege contra publicidade enganosa, inclusive a prática da "metade do dobro", quando uma loja aumenta o preço do produto para simular descontos maiores. Essas práticas abusivas podem ser denunciadas pelo consumidor no portal consumidor.gov.br e nos Procons.

Guia com recomendações

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções de forma mais segura e consciente. Acesse aqui o Guia de Defesa do Consumidor para a Black Friday.

Estadão
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