Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BNDES e Finep lançam chamada pública para planos de transformação de minerais estratégicos

7 jan 2025 - 12h50
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram um edital de chamada pública para estimular planos de negócios voltados para a transformação de minerais estratégicos, conforme comunicado do banco de fomento nesta terça-feira.

O objetivo é desenvolver a cadeia de materiais estratégicos sustentáveis no país, segundo as duas entidades.

O orçamento, de 5 bilhões de reais, inclui a concessão de linhas de crédito, participação acionária em empresas e até recursos não reembolsáveis em iniciativas de transformação de minerais para a transição energética e a descarbonização.

Segundo o BNDES, entre os objetivos do programa estão o desenvolvimento de cadeias de lítio, terras raras, níquel, grafite e silício, entre outros, além da mobilização de investimentos para a fabricação de componentes como células de baterias, células fotovoltaicas e ímãs permanentes.

"O apoio vai abranger plantas em escala industrial e, também, plantas-piloto ou de demonstração, pesquisas e estudos necessários para a viabilização de novas capacidades industriais, a depender do estágio dos projetos e tecnologias envolvidas", afirmou o BNDES em comunicado, acrescentando que a chamada poderá alavancar nos próximos anos investimentos em um volume de cinco a dez vezes o orçamento disponibilizado.

De acordo com estudos da Finep e do banco, o Brasil detém a maior reserva e maior produção mundial de nióbio, a segunda maior reserva de grafite natural, a terceira maior reserva de níquel, a terceira maior reserva de terras raras, além de ser responsável pela quinta maior produção de lítio e pela terceira maior produção de silício.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade