Bolsa de NY fecha em alta; Dow e Nasdaq têm máxima no ano
Atualizada às 20h44
Os principais índices de ações da Bolsa de Nova York encerraram praticamente estáveis nesta quarta-feira, com os índices Dow Jones e Nasdaq terminando nas máximas de fechamento de 2009.
Investidores evitaram fazer grandes apostas em ações antes da última sessão do ano.
Os agentes venderam papéis de companhias que apresentaram ganhos neste ano e embolsaram lucros, o que ofuscou o impacto positivo de um relatório melhor que o esperado sobre a atividade empresarial do Meio-Oeste dos EUA.
O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve oscilação positiva de 0,03%, para 10.548 pontos. O Standard & Poor''s 500 exibiu variação positiva de 0,02%, para 1.126 pontos.
O Nasdaq Composite subiu 0,13%, para 2.291 pontos, renovando a máxima de fechamento neste ano.
O índice do Instituto de Gestão de Fornecimento-Chicago (PMI na sigla em inglês) subiu para 60,0 neste mês, ante 56,1 em novembro, maior nível em quatro anos, diante de uma recuperação do emprego e um aumento de novos pedidos.
Economistas previam um dado de 55,0. Uma leitura acima de 50 indica expansão da economia da região.
As ações da DuPont , componente do Dow Jones, ganharam 0,5%.
Na ponta de baixo, os papéis da Microsoft caíram 1,4%, entre os de maior peso negativo tanto no Dow quanto no Nasdaq.
Oracle recuou 0,4%.
"Tivemos um ótimo rali nas últimas duas semanas. Acho que o cenário com melhor base está provavelmente ancorado nos preços das ações nesse momento", disse Angel Mata, da Stifel Nicolaus Capital Markets, em Baltimore.