Bolsa Família tem regras alteradas pelo governo; veja o que mudou
Famílias compostas por só uma pessoa sem inscrição ou atualização cadastral agora devem passar por entrevista em domicílio
25 mar
2025
- 14h59
Exibir comentários
O governo mudou algumas regras do Bolsa Família para garantir que famílias com renda familiar até R$ 218 por pessoa, ou seja, consideradas em situação de pobreza, continuem a receber o benefício mesmo que tenham aumento de renda. A variação e o período de permanência no programa, no entanto, serão definidos depois por ato do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. É o que determina decreto publicado na segunda-feira, 24, no Diário Oficial da União.
Outras mudanças incluem o seguinte:
- Famílias em situação de pobreza que tiveram o Bolsa Família cancelado por encerramento do período definido pela regra de proteção terão prioridade no retorno ao programa no prazo máximo de 36 meses;
- Aquelas famílias compostas por só uma pessoa sem inscrição ou atualização cadastral feita por entrevista em domicílio não voltarão ao Bolsa Família sem fazer, justamente, essa atualização.
Pelo calendário de pagamento, nesta semana estão recebendo o Bolsa Família os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de 5 a 9. Veja o calendário abaixo:
- Final 5: segunda-feira, 24;
- Final 6: terça-feira, 25:
- Final 7: quarta-feira, 26;
- Final 8: quinta-feira, 27;
- Final 9: sexta-feira, 28;
- Final 0: segunda-feira, 31.
No mês que vem, o pagamento do Bolsa Família começa no dia 15, junto com o Vale-Gás.
