Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bombril retira produto do catálogo após acusações de racismo

Esponja 'Krespinha', cujo nome faz alusão ao cabelo crespo, não será mais comercializada

17 jun 2020 - 17h17
(atualizado às 17h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A marca Bombril, acusada de racismo nas redes sociais por conta de uma esponja de aço cujo nome é "Krespinha", se posicionou nas redes sociais após consumidores apontarem o origem do nome do produto, que faz alusão ao cabelo crespo. Na década de 1950, quando a esponja foi lançada, a embalagem era ilustrada com um desenho de uma pessoa negra, de cabelos crespos.

Bombril retira produto do catálogo após acusações de racismo
Bombril retira produto do catálogo após acusações de racismo
Foto: Bombril / Divulgação I Reprodução / Estadão Conteúdo

A empresa esclareceu que, diferente do noticiado anteriormente, o produto não havia sido relançado em 2020, mas nunca tinha saído de circulação. "Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade", diz o comunicado.

A empresa também garantiu que vai retirar o produto de circulação. "A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos...Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores", afirmou a empresa, que ainda prometeu "rever toda a comunicação da companhia".

Antes do anúncio, a Bombril já havia retirado do ar a página do produto em seu site oficial. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

COMUNICADO: A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade. Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores. Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.

Uma publicação compartilhada por Bombril (@bombriloficial) em

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade