Brasil opera abaixo de seu potencial, diz artigo no Financial Times
Essa é a impressão que o mundo tem do País, de acordo com artigo publicado pelo professor da universidade de Columbia Marcos Troyjo no site do Financial Times
A economia brasileira opera abaixo de seu potencial. Essa é a impressão que o mundo tem do País, de acordo com artigo publicado pelo professor da universidade de Columbia Marcos Troyjo no site do Financial Times. Segundo o acadêmico, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez durante a campanha presidencial de 2002, ao publicar uma carta ao povo brasileiro se comprometendo com metas de inflação e responsabilidade fiscal, está na hora de um novo compromisso como esse a fim de que quem governar o País a partir do ano que vem tenha como meta acabar com as ineficiências do Estado brasileiro.
O artigo ainda cita que as estratégias empregadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff funcionaram por algum tempo, mas já não têm a mesma eficiência. O preço de manutenção dessa política econômica é que, segundo o texto, o Brasil não crescerá acima de 2,5% este ano, a inflação ficará longe da meta de 4,5% e que o real se desvalorizará contra o dólar a R$ 2,50.
O artigo no FT ainda cita que mesmo iniciativas que poderiam melhorar o desempenho econômico do Brasil, como as concessões de estradas e estruturas no setor de energia, e o prometido legado de infraestrutura que a Copa do Mundo traria, esbarram na burocria e ineficiência.