Brasil tem pior PIB do G20 no terceiro trimestre, diz organização
Segundo o levantamento, o crescimento do País foi o pior do G20, o bloco das 19 principais economias do mundo mais a União Europeia (UE)
O Brasil teve o pior Produto Interno Bruto (PIB - soma de todas as riquezas produzidas no País) no terceiro trimestre de 2013, com retração de 0,5%, a pior desde o primeiro trimestre de 2009, de acordo com dados da Organização Internacional para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgados nesta quinta-feira. Segundo o levantamento, o crescimento do País foi o pior do G20, o bloco das 19 principais economias do mundo mais a União Europeia (UE), o que pode ser reflexo do crescimento considerado “fenomenal” (1,8%) do trimestre anterior.
A França também registrou contração do PIB de 0,1% em relação ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre de 2012, o PIB da área do G20 cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2013, ante 0,8% no trimestre anterior. Entre as economias do grupo, a China registrou a maior taxa de crescimento (2,2%) , ante 1,9 % em relação ao trimestre anterior, seguido pela Índia, cujo PIB acelerou para 1,9%, contra 1 % no trimestre anterior. Na Indonésia e na Coréia do Sul o crescimento ficou em inalterada em 1,3 % e 1,1 %, respectivamente, frente ao trimestre anterior.
Nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá , o índice acelerou para 0,9% , ante 0,8 % e 0,7% respectivamente, em comparação com 0,6% , 0,7 % e 0,4% no segundo trimestre. No México, o PIB cresceu 0,8%, recuperando de uma contração de 0,5% no trimestre anterior, enquanto na Itália, o indicador manteve-se inalterado em relação ao trimestre anterior, depois de nove trimestres consecutivos de declínio.