Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiros deixam expirar quase 40 bi de milhas em um ano; veja como utilizar pontuação

Pontos podem ser usados para abatimento no preço de passagens aéreas, produtos ou serviços

6 jun 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Volume desperdiçado deve bater o recorde em um ano
Volume desperdiçado deve bater o recorde em um ano
Foto: Tiago Queiroz / Estadão / Estadão

Os brasileiros deixaram expirar quase 40 bilhões de pontos do cartão de crédito ao longo dos últimos 12 meses. Dados mais recentes do Banco Central (BC) mostram que 39,9 bilhões de milhas venceram de abril de 2021 a junho de 2022.

O volume desperdiçado deve bater o recorde em um ano, pois apenas nos dois primeiros trimestres de 2022, as milhas expiradas somaram 24,9 bilhões. “Os dados são trimestrais. No primeiro trimestre foram 14,3 bilhões e no segundo trimestre 10,6 bilhões”, informou ao Terra o BC.

Rodrigo Góes, especialista em milhas e educador financeiro, está há 12 anos no mercado e afirma que o brasileiro não tem uma cultura de utilizar as milhas. No entanto, ele orienta como as pessoas que utilizam cartão de crédito devem agir para evitar as perdas das milhas.

“Tem várias formas de evitar a perda das milhas. Quando a pontuação no cartão estiver próxima a expirar, por exemplo, você pode jogar este saldo para um programa de fidelidade das companhias aéreas. Quando o cliente faz essa transação, a pontuação passa a ter uma nova validade”, explica.

Para Góes, entretanto, a melhor forma de evitar as perdas é utilizando a pontuação. Usado para abatimento no preço das passagens aéreas, um programa de milhas oferece a chance de acumular bonificações que podem ser trocadas por outros produtos ou serviços.

Podem ser usadas, por exemplo, para hospedagem, alimentação e locação ou abastecimento de carros. “Sempre indico utilizar as milhas. Usar para emissão de passagens aéreas, troca de produtos, crédito combustível ou até mesmo fazer doações”, sugere o especialista.

Confira mais dicas

1. Esteja atento aos benefícios do cartão

Consulte quantas milhas você ganha com o cartão de crédito. Fique atento ao prazo de validade dos seus pontos, pois, para muitos cartões, as milhas expiram após dois anos.

2. Saibas as regras para ganhar pontos

As regras para somar pontos e trocar por milhas variam muito de cada cartão. Alguns cartões têm participação automática, enquanto outros exigem um cadastro prévio.

3. Utilize um único cartão para acumular

Concentre os gastos em um cartão e o acúmulo de milhas em um programa ou companhia aérea. Assim, você tem mais chances de ter pontos suficientes para emitir as passagens.

4. Transforme os pontos em milhas

Se você já acumulou pontos suficientes, agora precisa transformá-los em milhas. Confira as regras de transferência, pois, em alguns casos, é necessário ter somado uma quantidade mínima para transferir a um programa de milhas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade