Brexit custou ao Reino Unido £ 500 mi por semana, diz estudo
País decidiu deixar a União Europeia após plebiscito
A decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia custou ao governo £ 500 milhões (US$ 650 milhões) por semana, minguando por ora qualquer economia futura gerada pela interrupção de pagamentos ao bloco, segundo um estudo publicado neste domingo.
O impacto econômico da votação do Brexit tem sido objeto de intenso debate, com simpatizantes e opositores aproveitando-se de dados positivos ou negativos para reforçar seus respectivos pontos de vista.
O Centro para a Reforma Europeia, um grupo de pesquisa focado na União Europeia, disse que a economia britânica é 2,5% menor do que se o público tivesse votado para permanecer no bloco em junho de 2016. Os resultados foram baseados no impacto sobre a economia até o final de junho de 2018.
As finanças públicas foram afetadas por £ 26 bilhões por ano, o equivalente a £ 500 milhões por semana, um número que está crescendo, disse o grupo.
O crescimento econômico britânico no primeiro semestre deste ano foi o mais fraco para um período de seis meses desde o segundo semestre de 2011, e as empresas estavam cortando investimentos, em uma abordagem cautelosa diante do Brexit.