Cabe à Grécia pedir resgate, diz vice da Comissão Europeia
Valdis Dombrovskis disse após reunião, que acabou sem acordo, que a comissão está pronta para continuar as conversas
Ministros das Finanças da zona do euro estão prontos para ter mais negociações com a Grécia se e quando o país estiver disposto a solicitar uma extensão de seu pacote de resgate, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, após uma reunião inconclusiva nesta segunda-feira (16).
Deixando as conversas do Eurogrupo, ele destacou a jornalistas que agora cabe a Atenas pedir uma extensão - algo que o governo grego repetidamente tem afirmado não estar preparado para fazer.
Questionado sobre quando será a próxima reunião do Eurogrupo, Dombrovskis, que supervisiona o euro para a Comissão, disse: "Depende da decisão de autoridades gregas. Foi claramente decidido que se e quando esse pedido por uma extensão do resgate chegar, se houver certos comprometimentos de autoridades gregas para se ater ao programa, então o líder do Eurogrupo anunciará a próxima reunião.".
"Estamos prontos para continuar as conversas, então basicamente agora cabe a autoridades gregas decidir se querem solicitar uma extensão do programa", disse Dombrovskis.