Cade aprova aquisição da marca The Body Shop pela Natura
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição da marca britânica The Body Shop pela fabricante brasileira de cosméticos Natura sem restrições, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.
A Natura entrou no início de junho em negociações exclusivas com o grupo francês L'Oreal para compra de 100 por cento da The Body Shop por 1 bilhão de euros, pagos integralmente.
A empresa concluiu a aquisição em 26 de junho, mas a operação ainda estava condicionado à aprovação da autoridades regulatórias no Brasil e nos Estados Unidos.
De acordo com parecer técnico divulgado no site do Cade, o negócio não gera preocupações concorrenciais, uma vez que a participação de mercado conjunta das empresas após a operação é inferior a 20 por cento.
O documento cita, ainda, que o único segmento em que a participação conjunta seria superior a 20 por cento é o de fragrâncias, mas a Natura já detinha mais que isso do mercado e o incremento trazido pela The Body Shop será "insignificante".
A operação também não deve afetar a distribuição de cosméticos e produtos de cuidados pessoais ou o acesso de fornecedores a canais de varejo porque Natura e The Body Shop dispõem de estrutura exclusiva de distribuição, conforme o parecer técnico.
Às 12:01, as ações ordinárias da Natura recuavam 1,12 por cento, a 23,03 reais, enquanto Ibovespa subia 0,38 por cento. No mês, os papéis acumulam queda de 10,4 por cento e, no ano, alta de cerca de 0,6 por cento.
Veja também