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Campanha de marketing com viés regional é mais eficaz, diz estudo

Especialista destaca o sucesso de estratégias locais no Brasil

13 ago 2024 - 06h25
(atualizado às 12h43)
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Resumo
Agências regionais de marketing têm campanhas eficazes devido ao conhecimento do mercado local, resultando em aumento na taxa de conversão e confiança do consumidor.
Ana Celina Bueno
Ana Celina Bueno
Foto: Divulgação

Campanhas de marketing realizadas por agências regionais demonstram ser altamente eficazes devido ao profundo conhecimento do mercado local, uma valiosa rede de contatos e agilidade na execução. Estudos mostram que esses projetos, desde que gerenciados por um atendimento regional, resultam em aumento na taxa de conversão, além de despertar  maior confiança do consumidor.

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Um estudo da BIA/Nielsen revelou que campanhas desenvolvidas por equipes locais apresentam um aumento de 20% na taxa de conversão em comparação com campanhas padronizadas nacionalmente. Além disso, um relatório da Local Search Association indicou que 78% dos consumidores confiam mais em empresas que anunciam em mídias locais.

Ana Celina Bueno é especialista em marketing, sócia e fundadora da agência Acesso e Develop Live, localizada em Fortaleza. Com 24 anos de experiência, ela destaca a importância de entender as peculiaridades de cada ambiente. 

“Conhecer o comportamento e os movimentos do consumidor em relação às marcas é essencial para criar campanhas eficazes. Cada região tem suas especificidades, que precisam ser respeitadas e compreendidas”, afirma.

A força das agências regionais

Rio de Janeiro e São Paulo, por serem os maiores centros urbanos e financeiros do Brasil, concentram um número expressivo de agências de publicidade e marketing, destacando-se em relação ao restante do país. 

Segundo dados do IBGE, em 2021, 62,5% das empresas de publicidade e marketing do Brasil estavam localizadas nas regiões Sudeste e Sul, com o Rio de Janeiro e São Paulo concentrando a maior parte. O SEBRAE, em 2020, apontou que as 5 maiores cidades em número de empresas de publicidade no Brasil eram Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Inevitavelmente, o investimento financeiro se restringe, quase sempre, a estas capitais.

Porém, fica cada vez mais claro que equipes regionais desenvolvem estratégias que dialogam especificamente com um público alvo local. Agências como a Acesso e Develop Live têm demonstrado que a personalização das campanhas é um trunfo significativo. 

“As marcas precisam entender que o Brasil é um país continental, com uma diversidade cultural imensa. Campanhas que funcionam no Sudeste nem sempre têm o mesmo impacto no Nordeste. Ajustar a comunicação para cada público é fundamental”, explica Ana Celina.

A especialista também enfatiza que a proximidade com o mercado local é uma vantagem competitiva. “Trabalhamos diretamente com empresas locais, o que nos permite entender melhor suas necessidades e adaptar nossas estratégias de maneira mais eficaz. Isso cria um laço de confiança e facilita a comunicação”, diz.

Exemplos de sucesso

Diversas marcas renomadas e de alcance global têm utilizado agências regionais para suas campanhas, comprovando a eficácia dessa estratégia. A comunicação personalizada conecta-se de forma mais autêntica com o público local, gerando resultados mais concretos. 

Bueno aponta que ir além do eixo Rio-São Paulo é importante para que o branding possa ser eficaz, mesmo no caso de gigantes como a Coca-Cola. “Essas grandes marcas perceberam que investir em uma agência local experiente garante que sua mensagem alcance o público certo da maneira certa. É preciso falar a língua dos consumidores de cada região”, sinaliza.

O futuro das agências regionais

A inovação e a capacidade de adaptação são essenciais para o sucesso das agências regionais. Ana Celina Bueno vê a criatividade e a antecipação das tendências como fundamentais. “A inovação não é apenas uma questão tecnológica, mas também de estratégias e abordagens. Precisamos estar sempre um passo à frente, antecipando as tendências e necessidades do mercado”, afirma.

Para o futuro, a expectativa é de que a regionalização continue a ganhar força. “Com a crescente digitalização e a maior valorização das culturas locais, as agências regionais terão ainda mais espaço para crescer. Nosso papel é mostrar que a regionalização é uma estratégia eficaz e necessária para uma comunicação verdadeira”, conclui.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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