Campos Neto vê 'porta aberta' para novos cortes de juros
Ritmo de cortes na taxa Selic deve permanecer em 0,5 ponto percentual
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, deu uma entrevista exclusiva ao Poder 360 e afirmou que existe uma "porta aberta" para reduzir novamente a taxa basíca de juros, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A reunião acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro.
Na última reunião, realizada no ínico de agosto, o Copom optou por iniciar o ciclo de afrouxamento monetário com uma queda de 0,5 ponto percentual dos juros básicos, para 13,25% ao ano.
"A gente entende que a barreira para aumentar o ritmo é bastante alta. Enxergamos um ciclo em que o ritmo de 0,50 é apropriado", disse em entrevista ao Poder360.
Campos Neto é presidente do BC desde 28 de fevereiro de 2019. Mesmo pressionado pelo governo, o mandato do presidente irá até 31 de dezembro de 2024. Durante a entrevista, ele falou sobre a autonomia da autarquia e disse que a instituição está passando pelo primeiro "grande teste".
"Estamos passando pelo primeiro grande teste da autonomia do Banco Central. É um processo de amadurecimento e temos aprendido muito. Ao longo do tempo as pessoas vão entendendo que o Banco Central é um órgão técnico. As decisões não são tomadas pelo presidente. Eu sou um voto de nove", destacou.