Carga de energia no Brasil deve aumentar 7,6% em novembro, prevê ONS
A carga de energia elétrica no Brasil deve crescer 7,6% em novembro ante o registrado em igual mês do ano passado, para um patamar de cerca de 77.394 megawatts (MW) médios, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.
O consumo de energia tem sido mais alto recentemente, entre outros fatores, pelo maior uso de ar-condicionados e outros equipamentos de refrigeração pelos consumidores, devido ao forte calor, especialmente no Centro-Oeste e ao norte do país.
Em suas primeiras projeções para o próximo mês, o órgão também prevê que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem encerrar novembro com 69% da capacidade, ante 68,6% registrado nesta sexta-feira.
O ONS também projetou que as hidrelétricas da região receberão chuvas equivalentes a 92% da média histórica no mês.
Já para as demais regiões, a expectativa do ONS é de chuvas bem superiores à média histórica no Sul (287%), que enfrenta impactos do padrão climático El Niño.
Nas demais regiões, as chuvas de novembro devem ser equivalentes a 38% no Nordeste e a 49% no Norte --o El Niño, por outro lado, reduz as chuvas nessas áreas.