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'Carro voador' da Embraer conclui testes em túnel de vento

Teste tem o objetivo de avaliar características do veículo e possibilitar melhor desenvolvimento

16 mai 2023 - 14h05
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A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, anunciou na segunda-feira, 15, que concluiu os testes em túnel de vento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), mais conhecida como "carro voador".

SAO JOSE DOS CAMPOS SP 11-06-2021 ECONOMIA NEGOCIOS LINK BROADCAST PME CARRO VOADOR Modelo de eVTOL da EMBRAER deve começar a se entregue em 2026. FOTO EMBRAER
SAO JOSE DOS CAMPOS SP 11-06-2021 ECONOMIA NEGOCIOS LINK BROADCAST PME CARRO VOADOR Modelo de eVTOL da EMBRAER deve começar a se entregue em 2026. FOTO EMBRAER
Foto: Divulgação/Embraer / Estadão

Os túneis de vento são instalações que fornecem um ambiente controlado que simula o fluxo do ar sobre e ao redor da aeronave. Os testes medem as forças aerodinâmicas e as diferentes situações que atuam sobre o veículo, o que permite avaliar o desempenho do voo..

"A conclusão dos testes em túnel de vento representa um marco de engenharia fundamental no desenvolvimento do nosso eVTOL", disse Luiz Valentini, vice-presidente de tecnologia da Eve Air Mobility, em nota publicada pela Embraer. Segundo ele, as conclusões desta fase ajudam no aperfeiçoamento das soluções técnicas.

O objetivo é projetar, produzir e certificar um eVTOL eficiente que será usado para diversas situações de mobilidade aérea urbana, de acordo com a Embraer. A equipe de engenharia de Eve utilizará os dados coletados por meio dos testes em túnel de vento para continuar a desenvolver o eVTOL.

Viagens acessíveis

Segundo o presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower, a Embraer deve manter participação relevante na aplicação para um serviço de "mobilidade aérea urbana", ao menos em uma primeira fase. A ideia não será competir com a aviação comercial, mas complementá-la no raio de grandes cidades marcadas por problemas de tráfego.

O objetivo, segundo Moczydlower, é mirar a classe média em vez de restringir o serviço a um público de executivos ou às classes mais altas. A Embraer-X ainda estuda um preço acessível para os trajetos, o que, até o momento, pode ficar entre US$ 50 e US$ 100. "Não chega a ser barato para o mercado brasileiro, mas também não fica tão distante", afirmou.

Estadão
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