Jaguar XE R-Sport P250: tração traseira com mais potência
Com um motor eficiente, os engenheiros da Jaguar puderam melhorar o desempenho. O novo XE 2.0 R-Sport também entrega mais sensações
O Jaguar XE já tem um papel importante na história da marca inglesa. Ele foi o carro que recolocou a Jaguar no mercado de sedãs de luxo, em 2015, após uma ausência de cinco anos, decorrente da descontinuação do sedã X-Type. Quando chegou ao Brasil, o Jaguar XE tinha uma opção com motor 2.0 de 240 cv e outra com V6 3.0 de 340 cv. Desde a linha 2018, porém, passou a contar com os novos motores Ingenium 2.0 turbo, mais eficientes, com 250 cv de potência e 365 Nm de torque. Na linha 2019, esse motor é o único disponível nas versões R-Sport, de R$ 248.400 (que avaliamos), e na Landmark, de R$ 250.200. Ambos utilizam o câmbio automático de oito marchas.
O Jaguar XE R-Sport traz um kit aerodinâmico composto por saias laterais e para-choques diferenciados, além de um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas. O emblema “R-Sport” aparece no volante, nas soleiras e nas entradas de ar laterais. Ao contrário do XE R-Sport antigo, que tinha mais compromisso com o consumo do que com a performance, o novo XE R-Sport ganhou vida com o motor Ingenium. Para se ter uma ideia, só na aceleração de 0-100 km/h o ganho foi de 0,5 segundo. Quando falamos em esportividade, meio segundo é bastante.
Com um motor mais eficiente, os engenheiros da Jaguar puderam tirar mais desempenho. A relação peso/potência caiu de 6,4 para 6,2 kg/cv e a suspensão está bem calibrada para a condução esportiva. O novo XE 2.0 R-Sport também entrega mais sensações. Agora, em algumas ocasiões, é perceptível a tração traseira, mesmo com os controles eletrônicos de tração e estabilidade ligados. Aliás, o carro pode ser conduzido nos modo Eco, Normal e Dinâmico. O ajuste do modo de condução é feito por um botão no console. Como o seletor do câmbio automático é um botão giratório, as trocas manuais só podem ser feitas pelas borboletas atrás do volante, no modo S (Sport).
Em altas velocidades o XE 2.0 R-Sport mostra o valor de sua suspensão. A dianteira é do tipo double wishbone (ou duplo A) e a traseira é integral link. O prazer ao dirigir é proporcional à soma da tração traseira, suspensão esportiva e motor potente, com 100% do torque disponível a apenas 1.300 rpm. A posição de dirigir é perfeita, baixa, com múltiplos ajustes do volante e do banco. Outro ponto alto do Jaguar XE é a central multimídia InControl Touch. O XE R-Sport traz tela tátil de 8”, Android Auto/Apple CarPlay, navegador por GPS, Wi-Fi e CD player, entre outros. O sistema é bastante intuitivo e permite várias visualizações.
O que é novo
- O motor Ingenium 2.0 turbo estreou na linha 2018.
O que nós gostamos
- Tração traseira.
- Conectividade superior, intuitiva e quase completa (só faltou DVD player ou TV a bordo).
- Design esportivo.
- Acabamento impecável.
- Fácil de estacionar.
O que pode melhorar
- Alavanca de câmbio no lugar do botão giratório daria mais esportividade.
- Joelho direito do motorista bate na lateral do console central.
- Espaço interno um pouco apertado.
Os números
- Preço: R$ 248.400
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: 250 cv a 5.500 rpm
- Torque: 365 Nm a 1.300 rpm
- Câmbio: 8 marchas AT
- Comprimento: 4,672 m
- Largura: 1,850 m
- Altura: 1,4161 m
- Entre-eixos: 2,835 m
- Peso: 1.540 kg
- Pneus: 225/45 R18
- Porta-malas: 455 litros
- Tanque: 63 litros
- 0-100 km/h: 6s3
- Velocidade máxima: 250 km/h
- Consumo cidade: 8,5 km/l
- Consumo estrada: 11,2 km/l
- Emissão de CO2: 143 g/km
- Modelo avaliado: 2019