Jeep lançará Compass que faz 50 km/l no dia 4 de abril
Primeiro híbrido plug-in da Jeep, Compass 4xe tem lançamento confirmado para o dia 4. Autonomia foi obtida em condições especiais
A Jeep confirmou para o dia 4 de abril o lançamento do novo Compass 4xe. Trata-se do primeiro modelo híbrido plug-in da Jeep para o mercado brasileiro. O carro tem um atrativo extra: é capaz de fazer cerca de 50 km/l de gasolina quando utiliza a bateria elétrica junto com o motor a combustão, dependendo das condições de uso.
O novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in utiliza dois motores. O motor a combustão é 1.3 turbo a gasolina de 180 cv. Ele trabalha junto com um motor elétrico de 60 cv. A potência combinada é de 240 cv, o que proporciona ao carro uma aceleração de respeito, pouco acima de 7 segundos.
O Compass 4xe tem tração nas quatro rodas, mas o motor a combustão movimenta apenas o eixo dianteiro. O motor elétrico joga tração para as rodas traseiras. O SUV é capaz de rodar até 50 km no modo 100% elétrico e consegue atingir 130 km/h só com o motor traseiro. Com os dois motores, chega a 200 km/h.
O segredo do ótimo consumo está na combinação dos dois motores e também na forma como o motorista dirige. A autonomia de cerca de 50 km/l de gasolina foi conseguida no ciclo WLTP, que combina trechos de cidade e estrada, em condições especiais. Resta saber quanto a Jeep vai declarar que o carro faz em condições normais de uso.
Equipado com uma bateria de 13,4 kWh, o Jeep Compass 4xe também pode rodar durante meses sem consumir uma gota de combustível se o uso for só na cidade, a utilização não passar de 50 km e ele for carregado diariamente. Segundo a Jeep, um carregador wallbox de 7,4 kW completa a carga em menos de duas horas. Num carregador simples, o processo leva cerca de cinco horas.
O preço do carro não foi divulgado, tampouco se haverá mais de uma versão. De qualquer forma, o mercado não espera um preço abaixo de R$ 300 mil. A Jeep escolheu a data de 4 de abril (4/4) porque a chama de Dia 4x4.
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Nota do Editor: a Jeep não confirmou a autonomia de 50 km/l de gasolina, obtida na Europa, para o carro que será vendido no Brasil.