Câmbio CVT é voltado para economia de combustível
Mais uma opção de câmbio automático, o CVT é voltado para a economia de combustível. Idealizado há mais de 500 anos, este tipo de transmissão difere dos outros automáticos pela ausência de engrenagens.
A partir do inglês ‘Continuously variable transmission’, ou transmissão continuamente variável, o CVT é uma transmissão automática que funciona com um complexo sistema de polias, unida por uma correia metálica de alta resistência. A principal diferença para outros tipos de câmbio, que simulam infinitas marchas, está no fato de essa dispensar a necessidade de troca.
Automóveis equipados com esse sistema de aceleração contínua e sem trancos, resultantes das trocas de marchas, o sistema CVT proporciona economia de combustível quando comparado com qualquer outro tipo de transmissão, seja a automática, automatizada ou manual.
Presença pequena no Brasil
Apesar de mais eficiente, a transmissão CVT ainda não é muito presente no Brasil. Poucos modelos contam com essa opção de câmbio. A tendência é de que nos próximos anos ela comece a ser mais explorada justamente pela economia de combustível, conforto e redução de emissão de poluentes.