Direção pesada pode ser por falta de óleo; entenda
É na hora de estacionar que o motorista costuma dar mais valor à direção hidráulica dos carros. Mas se ela começou a pesar durante as manobras, fique atento para a situação do óleo da direção. Assim como no caso do motor, o lubrificante precisa estar no nível e sem contaminação.
Os carros com direção hidráulica têm um reservatório junto ao motor para o óleo. Varia de modelo para modelo, mas quase todos têm um nível, que pode ser em uma vareta presa à tampa ou marcações no próprio recipiente. O lubrificante deve estar entre o máximo e mínimo. Nem mais nem menos.
“É importante verificar o nível regularmente (semanalmente e sempre antes de longas viagens). O nível deve ser verificado com o veículo em terreno plano e motor frio”, diz Edmilson Santana, consultor técnico Castrol Brasil.
Se o nível estiver baixo, a direção vai ficar pesada e pode ringir. É preciso completar com o mesmo fluido recomendado pela montadora e observar se não há vazamentos no sistema. O óleo pode vazar por vedações no próprio reservatório, na caixa de direção ou na bomba. Pode, inclusive, passar para dentro do carro. Nestes casos, é necessário levar a uma empresa especializada.
Caso o nível esteja acima (e isso é muito comum), o motorista irá sentir a direção pesar somente quando gira para um lado. Isso ocorre porque sobra pouco espaço para o óleo trabalhar dentro do sistema.
O óleo da direção hidráulica também precisa ser trocado em alguns veículos, mas isso varia de montadora para montadora e de modelo para modelo. Em geral, a troca é recomendada a partir dos 50 mil quilômetros. Por isso é fundamental consultar o manual do proprietário para saber qual é a situação do seu automóvel.
“A troca também é considerada quando o óleo estiver contaminado (contaminação por água, poeira ou outras substâncias) ou quando houver a necessidade de manutenção do sistema de direção hidráulica”, observa Santana.
O uso de óleo contaminado ou diferente do recomendado pelas montadoras pode comprometer o bom funcionamento do volante e causar desgastes prematuros às peças do sistema de direção.