Pneus novos precisam ir para a parte traseira; entenda
Os pneus dos carros geralmente gastam mais rápido nas rodas dianteiras. Mas se você for trocar somente um par, opte por colocar os novos na traseira. Calma, parece contraditório, mas isso tem uma explicação.
É fácil de perceber que os pneus dianteiros dos carros gastam mais rápido. Isso ocorre devido à tração (maior parte dos automóveis puxa na frente), por causa do movimento das rodas nas curvas e da transferência de peso para frente nas frenagens.
Porém, se o motorista quer colocar somente dois pneus novos no veículo, o recomendado é passar os traseiros para frente e instalar os novinhos atrás.
“O recomendado é trocar os quatro pneus ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é responsável pela estabilidade do veículo”, diz José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
Em função do desgaste maior na frente, todas as montadoras e fabricantes recomendam o rodízio de pneus. Assim, eles terão a mesma vida útil. Mas o motorista não deve esperar até perceber a perda significativa de borracha para fazer a troca. O indicado é passar os dianteiros para a traseira com, no máximo, 10 mil quilômetros e seguir alternando. O dianteiro gasta três vezes mais rápido do que o traseiro.