Nova Montana será menor do que a Toro e pode ter 164 cv
Chevrolet Montana vai fugir da briga direta com a Fiat Toro, mas tentará se impor perante a Fiat Strada; picape já foi flagrada em testes
Esqueçam a Chevrolet Montana anti-Toro. O alvo da nova Montana será, sim, uma picape da Fiat, mas não a Toro e sim a Strada. A nova Chevrolet Montana foi fotografada em testes por um leitor da revista Quatro Rodas. A foto mostra claramente que a nova geração da picape da GM terá um porte menor do que a Toro. Recentemente, havíamos mostrado a Montana 2023 em testes na GM da Coreia.
É provável que a nova Chevrolet Montana tenha um porte entre os 4,48 m da Fiat Strada e os 4,94 m da Fiat Toro. Vale lembrar que o Chevrolet Tracker - SUV que vai ceder a plataforma à nova Montana - mede 4,51 m de comprimento. Podemos apostar numa picape intermediária, com cerca de 4,70 m, para ser mais capaz do que a Strada e mais acessível do que a Toro.
Assim, a GM conseguirá oferecer na nova Montana uma caçamba superior à da Strada Cabine Dupla (844 litros) e próxima ou igual à da Toro (937 litros). A antiga Montana Cabine Simples tinha uma caçamba de 1.152 litros. Também faz parte da cultura americana oferecer picapes com grande capacidade de carga.
Quanto à motorização, segundo a Quatro Rodas, a nova Chevrolet Montana deve surpreender com uma oferta do motor 1.3 turbo do Chevrolet Tracker vendido na China. Este motor tem 164 cv de potência e poderia equipar a Montana topo de linha, que seria muito competitiva perante as Toro de entrada. O motor básico, porém, deve mesmo ser o 1.2 turbo de 133 cv do Tracker nacional.
Caso queira ampliar a oferta e entrar de vez na briga de volume das picapes compactas, a GM ainda tem o motor 1.0 turbo de 116 cv que equipa não apenas o Tracker, mas também o Onix e o Onix Plus. Nesta reportagem, apresentamos duas projeções feitas pelo designer Kleber Silva - uma com a Montana baseada no Tracker e outra com a frente do novo Chevrolet Equinox.