Novas picapes serão arma da Volks e GM contra a Fiat
Nova geração da VW Saveiro, inédita Tarok, Amarok reestilizada e nova Chevrolet Montana são algumas das armas contra domínio da Fiat
As picapes são o novo Eldorado das montadoras no Brasil. Elas perceberam que não é possível liderar o mercado brasileiro sem uma dupla de picapes vencedores. Se for possível ter três, melhor ainda. Por isso, a Volkswagen intensifica os projetos da nova Saveiro e da inédita Tarok (que podem ser uma só), a GM acelera o lançamento da nova Chevrolet Montana e a Ford vai começar a vender a Maverick ainda em fevereiro.
As novas picapes serão arma da Volks e da GM contra a Fiat. Os números não mentem. Em janeiro, a Fiat deu um banho de vendas na Volkswagen e na Chevrolet, mas não nos carros de passeio. Pelo contrário. A Fiat ficou apenas em 3º lugar nas vendas de automóveis de passeio, atrás da Hyundai e da Chevrolet, e apenas 500 carros à frente da Volks (5º lugar). Nas picapes, porém, a Fiat sobrou com a dupla Strada e Toro.
A Volkswagen vai lançar ainda este ano a nova Saveiro, mas será apenas um facelift para atualizar o produto. O motor 1.6 8V será aposentado e a Saveiro terá o motor 1.6 MSI 16V e câmbio automático. Mas a grande aposta virá a partir de 2024, quando a Volkswagen lançará o projeto Tarok dentro dos investimentos de R$ 7 bilhões. Aí sim a nova geração da VW Saveiro terá quatro portas e poderá enfrentar a Fiat Strada.
A Saveiro 2023 ainda manterá as duas portas na configuração cabine dupla, mas a Volkswagen sabe que essa é uma solução temporária. Analistas do mercado consideram que o projeto Tarok será na verdade a nova geração da Saveiro, que mudaria de categoria e passaria a concorrer com a Fiat Toro. Porém, crescem rumores de que a Volks pode lançar as duas picapes: a Saveiro quatro portas para concorrer com a Strada e a Tarok (nome indefinido) para brigar com a Toro.
Para dar uma ideia, em 2021, a Fiat Strada venceu 109.099 unidades e a Fiat Toro emplacou 70.890. Por isso, a dupla Strada/Toro dominou amplamente um mercado bilionário de 358.427 picapes. Além da nova geração da Saveiro e da possível Tarok, a Volks também prepara um facelift para a Amarok, que está envelhecida. O designer Kleber Silva já fez projeções da inédita Tarok e da dupla Saveiro e Amarok com facelift.
No caso da GM, a aposta da Chevrolet já está decidida: a marca vai abandonar o segmento de picapes pequenas e vai apostar n a nova Montana como rival direta da Fiat Toro. Kleber Silva também fez uma projeção da nova Chevrolet Montana, baseada no novo Chevrolet Equinox e nas informações já disponíveis (usará a plataforma do SUV Tracker).
A Ford vai ter uma nova geração para a Ranger (produzida na Argentina) e ainda em fevereiro começará as vendas da Maverick (importada do México). A estratégia da Ford para a Maverick ainda não é totalmente conhecida, mas a Ford já divulgou que ela será vendida com muitos acessórios.
Assim como nos Estados Unidos, a Ford Maverick pode despertar a cobiça de apaixonados por picapes que queiram dar um aspecto mais radical para o modelo. Recentemente, o designer americano Chip Foose, do programa de tv Overhaulin’, presenteou os seus fãs com uma visão do que seria uma Maverick Shelby. Baseado no sketch de Foose, Kleber Silva projetou com o seria Ford Maverick Shelby, em trabalho que apresentamos nesta matéria.