Novo Jeep Renegade estreia 4x4 flex com preço mais baixo
Jeep surpreende no lançamento do Renegade e reduz o preço das versões 4x4 em até R$ 17.700; conheça as novas versões e preços
O novo Jeep Renegade foi lançado oficialmente pela Stellantis num programa de YouTube. O SUV mais vendido do Brasil manteve seu design exclusivo, mas trouxe uma grande revolução na parte mecânica. O motor a diesel (2.0 turbo), que fez a diferença do carro durante seis anos, foi abandonado, assim como o criticado motor flex (1.8 aspirado). O novo Jeep Renegade agora tem motor 1.3 turbo flex em todas as versões.
A Jeep manteve a opção de tração 4x4 no Renegade 1.3 turbo. Assim, mantém seu diferencial e a vocação off-road, o que se tornou raro no segmento B-SUV (utilitários compactos). Mais do que isso, aumentou a capacidade de rodagem das versões 4x2. Mas a grande surpresa do lançamento foram os preços das versões 4x4.
Com a troca de motor, o Renegade 4x4 de entrada passou de R$ 168.990 para R$ 163.290 (redução de R$ 5.700) e o clássico 4x4 Trailhawk caiu de R$ 180.990 para R$ 163.290 (redução de R$ 17.700). As duas versões 4x4 têm o mesmo preço, mas propostas diferentes. A oferta de versões foi reduzida e agora o Renegade tem apenas quatro opções, sendo duas 4x2 e duas 4x4. Veja os preços a seguir.
Renegade Sport 4x2 - R$ 123.990
Renegade Longitude 4x2 - R$ 138.990
Renegade Série S 4x4 - R$ 163.290
Renegade Trailhawk 4x4 - R$ 163.290.
O novo motor T270, 1.3 turbo flex de 4 cilindros, disponível nas versões 4x2 e 4x4, tem 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. O torque - como o nome já diz - é de 270 Nm. O câmbio é automático de 9 marchas. Com a permanência da tração 4x4, o Jeep Renegade continua sendo o SUV do segmento B mais capaz de enfrentar situações off-road, como descer uma rampa de 45 graus em terra molhada com total controle da tração. O Renegade 4x4 mantém os modos de tração Auto, Snow, Sand/Mud e Rock.
Nas versões 4x2 flex, o Renegade mantém o câmbio automático de 6 marchas, mas resolve definitivamente o problema de desempenho que acompanhava o carro desde seu lançamento. Sai o motor 1.8 aspirado flex de 139 cv e 188 Nm para a entrada do potente 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm. A relação peso/potência passou de 10,6 kg/cv para cerca de 8 kg/cv. A relação peso/torque caiu de 7,9 kg/Nm para cerca de 5,5 kg/Nm.
11.500 carros disponíveis
Segundo a Jeep, o novo Renegade tem 11.500 unidades garantidas com os preços de lançamento, em três lotes. O primeiro lote tem 4.500 unidades e já está sendo en viado para as concessionárias. Eles serão destinados aos clientes que tinham interesse na compra do antigo modelo e fizeram cadastro para comprar o novo.
O segundo lote tem 2.500 unidades e será entregue em março e abril. Os primeiros 1.000 clientes deste segundo lote receberão uma tag numerada no carro. O terceiro lote tem 4.500 unidades e até entregue até 30 de abril. Segundo a Jeep, as vendas diretas (CNPJ) terão desconto de 8%. Além disso, a Jeep garante uma valorização de R$ 10 mil no carro usado do cliente, caso seja da marca Jeep.
Apesar da grande redução de preços das versões 4x4, as duas versões flex ficaram mais caras. O Jeep Renegade Sport 4x2 custava R$ 109.990 e teve um aumento de R$ 14.000 com as novas tecnologias. O Renegade Longitude 4x2, que custava R$ 129.990, teve um aumento de R$ 9.000 com as novas tecnologias. A versão Standard, que custava R$ 96.990, saiu de linha. Na prática, o Jeep Renegade 4x2 tornou-se muito mais caro e menos acessível.
Segundo os executivos da Jeep, o carro foi reposicionado para cima nas versões flex, que ganharam equipamentos exclusivos para suas faixas de preço. Com um salto de R$ 27 mil na versão de entrada, o Renegade deixa de ser um sonho de consumo para muitos consumidores, ao mesmo tempo em que democratizou a entrada no segmento 4x4.
Conteúdo das versões
Novo Jeep Renegade Sport (R$ 123.990)
A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, traz câmbio automático de 6 marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável, Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro.
Novo Jeep Renegade Longitude (R$ 138.990)
A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e mais borboleta para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio. Conta também com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto. Como opcional há o banco em couro na cor marrom.
Novo Jeep Renegade Série S (R$ 163.290)
Versão inédita do Renegade tem câmbio automático de 9 marchas, todos os equipamentos do Longitude e agrega tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Tem também bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Como opcional, teto solar elétrico panorâmico.
Novo Jeep Renegade Trailhawk (R$ 163.29)
A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated. O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a configuração Rock (pedra). Ângulos off-road são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de saída. Como opcional, teto solar elétrico panorâmico.