Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Produção do primeiro Fusca brasileiro completa 55 anos

3 jan 2014 - 15h36
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Unidades do Fusca produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
Unidades do Fusca produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)
Foto: Divulgação

O Fusca brasileiro completa 55 anos nesta sexta-feira. A primeira unidade do carro montada no Brasil foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959, com o nome Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro.

De 1959 até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca, que antes de ser produzido no País era montado com peças importadas da Alemanha. Segundo a montadora, 12 empregados fabricavam o modelo em um armazém que ficava na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

De acordo com a Volkswagen, o Fusca, que esteve por 24 anos na liderança do ranking de automóveis mais vendidos no País, tinha motor 1,2 litro de quatro cilindros refrigerados a ar, capaz de gerar apenas 36 cavalos de potência.

Receita de sucesso

"Mais que um carro, o Fusca é um ícone da nossa indústria automobilística e da nossa cultura", afirmou em 2013 Sérgio Katz, publicitário da agência AlmapBBDO, parceira da Volkswagen. "As propagandas do Fusca certamente contribuíram para a popularidade do modelo no Brasil, pelo tom bem-humorado e irreverente e pela personalidade autêntica que emprestaram ao carro."

Slogans como "Pense pequeno", "A tartaruga mais veloz" e "Lave e use" marcaram a história do Fusca e da publicidade brasileira. Após uma pausa de sete anos na produção do modelo no País, slogans como "Sorria, ele voltou" anunciaram o relançamento do carro em 1993 e, no ano seguinte, renderam à AlmapBBDO um prêmio no Festival de Cannes pela campanha.

O primeiro Fusca do mundo foi produzido em 1938, na Alemanha, e o último dos cerca de 22 milhões de exemplares saiu de uma fábrica no México em 2003. Curioso é que, de início, o modelo causou estranhamento. Ao entrar no mercado americano, em 1949, vendeu apenas duas unidades. O veículo só viria a alcançar sucesso mundial em parte graças ao esforço publicitário da marca.

Novo Fusca

Em dezembro de 2012, a Volkswagen anunciou a nova versão do Fusca. O carri chegou às concessionárias deixando para trás os traços do New Beetle. O modelo oferece 200 cavalos de potência pelo menor preço do mercado, mas está muito longe de ser o "popular" que liderou as vendas no Brasil.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/fusca/" href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/fusca/">História do Fusca</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade