Produção do primeiro Fusca brasileiro completa 55 anos
O Fusca brasileiro completa 55 anos nesta sexta-feira. A primeira unidade do carro montada no Brasil foi lançada no dia 3 de janeiro de 1959, com o nome Sedan. De acordo com informações da Volkswagen, naquele ano foram vendidas 8.406 unidades do carro.
De 1959 até 1986, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca, que antes de ser produzido no País era montado com peças importadas da Alemanha. Segundo a montadora, 12 empregados fabricavam o modelo em um armazém que ficava na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
De acordo com a Volkswagen, o Fusca, que esteve por 24 anos na liderança do ranking de automóveis mais vendidos no País, tinha motor 1,2 litro de quatro cilindros refrigerados a ar, capaz de gerar apenas 36 cavalos de potência.
Receita de sucesso
"Mais que um carro, o Fusca é um ícone da nossa indústria automobilística e da nossa cultura", afirmou em 2013 Sérgio Katz, publicitário da agência AlmapBBDO, parceira da Volkswagen. "As propagandas do Fusca certamente contribuíram para a popularidade do modelo no Brasil, pelo tom bem-humorado e irreverente e pela personalidade autêntica que emprestaram ao carro."
Slogans como "Pense pequeno", "A tartaruga mais veloz" e "Lave e use" marcaram a história do Fusca e da publicidade brasileira. Após uma pausa de sete anos na produção do modelo no País, slogans como "Sorria, ele voltou" anunciaram o relançamento do carro em 1993 e, no ano seguinte, renderam à AlmapBBDO um prêmio no Festival de Cannes pela campanha.
O primeiro Fusca do mundo foi produzido em 1938, na Alemanha, e o último dos cerca de 22 milhões de exemplares saiu de uma fábrica no México em 2003. Curioso é que, de início, o modelo causou estranhamento. Ao entrar no mercado americano, em 1949, vendeu apenas duas unidades. O veículo só viria a alcançar sucesso mundial em parte graças ao esforço publicitário da marca.
Novo Fusca
Em dezembro de 2012, a Volkswagen anunciou a nova versão do Fusca. O carri chegou às concessionárias deixando para trás os traços do New Beetle. O modelo oferece 200 cavalos de potência pelo menor preço do mercado, mas está muito longe de ser o "popular" que liderou as vendas no Brasil.