Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renault prepara SUV inédito para brigar com Nivus e Pulse

Novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR); modelo inédito terá plataforma modular CMF-B e novo motor 1.0 turbo

25 mar 2022 - 06h00
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Mégane E-Tech pode servir de inspiração para o futuro SUV nacional da Renault
Novo Mégane E-Tech pode servir de inspiração para o futuro SUV nacional da Renault
Foto: Renault/Divulgação

A Renault terá novidades importantes em breve no Brasil. A montadora francesa anunciou no início deste mês que vai produzir a plataforma modular CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). A nova base dará origem a um inédito SUV, que será equipado com um novo motor 1.0 turbo. O modelo inédito deve chegar ao mercado até 2024

Ainda não se sabe muitos detalhes sobre o futuro SUV nacional da Renault. No entanto, há rumores que indicam que o novo SUV teria medidas entre o hatch Stepway e o Duster, sendo concorrente do Fiat Pulse e do Volkswagen Nivus no segmento de SUVs compactos. Sendo assim, o comprimento seria em torno de 4,20 m. Ainda sem nome definido, o novo modelo já foi flagrado em testes no Brasil com a carroceria do Dacia Sandero de terceira geração pelo seguidor do perfil Mentiras Automotivas no Instagram (@mentirasautomotivas), Ualison Nunes.

Flagra do novo SUV da Renault com carroceria de Stepway
Flagra do novo SUV da Renault com carroceria de Stepway
Foto: Reprodução/Mentiras Automotivas

Internamente, o modelo é conhecido como Projeto HJF. A chegada do novo SUV faz parte da fase “Renovation” do plano estratégico Renaulution na América Latina, que prevê a mudança da estratégia do grupo Renault de volumes para valor. Com isso, a Renault passa a focar em modelos e segmentos de maior valor agregado, focando em rentabilidade. 

Sob o capô, o novo motor 1.0 turbo deve ser o mesmo que já equipa o Renault Clio europeu, mas em versão flex. De acordo com o site Uol Carros, esse motor oferece configurações de 90 cv a 120 cv na Europa. No mercado brasileiro, a Renault pode oferecer apenas o ajuste mais potente. O modelo também deve contar com câmbio automático do tipo CVT.

Novo SUV nacional da Renault será menor do que o Duster
Novo SUV nacional da Renault será menor do que o Duster
Foto: Renault / Divulgação

Por fora, o visual ainda é um completo mistério. No entanto, é provável que o futuro SUV da Renault traga elementos de design em comum com os recentes lançamentos da montadora francesa, como o Renault Austral e o novo Mégane E-Tech, que será lançado este ano no país. Por dentro, o novo modelo deve apostar em materiais mais refinados que os atuais modelos da Renault produzidos no Brasil. Já em relação aos equipamentos, o novo SUV deve contar com tecnologias de conectividade sem fio e itens de segurança semi-autônoma.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade