Carta em que Einstein diz que Deus criou mundo irá a leilão
Na carta, Einstein nota que "Deus criou o mundo com muita elegância e inteligência"
Uma carta escrita pelo físico Albert Einstein ao colega italiano Giovanni Giorgi, quando lecionava em Roma, será leiloada em 15 de fevereiro nos Estados Unidos. A casa de leilões RR Auction espera receber ao menos US$ 55.000 (cerca de R$ 156.332) pela missiva.
Na carta, escrita em 12 de julho de 1925, Einstein nota que "Deus criou o mundo com muita elegância e inteligência" e, depois de se referir a alguns experimentos, conclui: "Eu não tenho dúvidas sobre a validade da teoria da relatividade".
Na época, Giorgi era conhecido internacionalmente e na Itália como uma autoridade em eletromagnetismo. A curta mensagem está escrita no verso de um cartão postal assinado por "Suo Einsntein" ou "Do seu Einsntein", em português.
Einstein tinha uma relação próxima com a Itália, onde esteve com sua família quando tinha entre 15 e 16 anos por muitos meses, e ele falava e escrevia fluentemente no idioma local. A carta pertencia a um colecionador da França, que obteve o manuscrito de um italiano que coleciona artigos científicos.