Cartão de crédito é meio de pagamento preferido nas franquias
Levantamento feito pela plataforma de gestão financeira F360 analisou a base de mais de 12 mil clientes em 2023
O cartão de crédito é o meio preferido do brasileiro para fazer compras no varejo. É o que aponta um levantamento feito pela plataforma de gestão financeira F360, que tem mais de 12 mil pontos de venda em sua base de clientes e por onde passam cerca de 12% das movimentações do franchising brasileiro.
De acordo com o estudo, esse meio de pagamento corresponde a 40% das transações realizadas este ano até outubro. Nesse recorte, entram as compras feitas na modalidade crédito à vista (32% do total de transações), crédito parcelado (7%) e crédito parcelado em mais de seis vezes (1%).
Na sequência, o pagamento por cartão de débito aparece na preferência do consumidor, com 34% do total de transações no mesmo período. Depois surgem o dinheiro, com 15%, e o Pix, com 6%.
Hynde Fonseca Neto, COO da F360, explica que essa parcela de 6% atribuída ao Pix não é pequena.
“Essa modalidade ganhou força após a pandemia, principalmente para a transferência de dinheiro entre pessoas. Para compras no varejo ainda há muita fricção. É preciso entrar no app do banco, escanear o QR Code ou digitar o CNPJ do vendedor. Bem mais complicado do que o cartão de crédito ou débito físico ou mesmo instalado na carteira digital, que permite fazer o pagamento por aproximação.”
Oportunidades
Compreender o comportamento do consumidor ao fazer suas compras colabora para que franqueados e varejistas possam utilizar melhores estratégias de vendas. Como existem muitos meios de quitar um compromisso é fundamental disponibilizar alternativas que garantam comodidade e segurança na compra de um produto ou serviço.
Em cidades do interior, por exemplo, ainda é comum a venda por carnês. Já no e-commerce, atualmente, as opções mais tradicionais são o cartão de crédito e débito, os boletos e o Pix à vista ou parcelado.
Para saber quais são as formas ideais ao seu negócio é necessário conhecer as vantagens e desvantagens deles, e na sequência, fazer a escolha das opções que você vai disponibilizar. Também é importante entender as necessidades dos clientes, pois seu comportamento interfere na adição ou exclusão de um meio de pagamento.
A tendência de oferecer uma ampla gama de modalidades de pagamento, incluindo vouchers, cartões de benefícios e transações digitais por meio de aplicativos, é cada vez mais forte.
"Há alguns anos já é comum aos bancos usarem a biometria do cliente para confirmar transações financeiras. O Varejo também começa a se apropriar cada vez mais dessa prática, e as possibilidades são ilimitadas. Cabe ao varejista estar aberto a oferecer as opções mais convenientes ao cliente sem perder de vista a gestão financeira", orienta Hynde Fonseca Neto.
Gestão de conta
Com o aumento diário no volume de transações e em diversas modalidades de recebimento (cartão, Pix, dinheiro, boletos, apps etc.), o lojista precisa gerir suas contas a receber de forma eficiente, mitigando perdas financeiras e reduzindo o prazo médio, de forma a melhorar sua lucratividade.
"A partir da automatização da gestão financeira, o lojista tem vários benefícios. Ganha tempo e assertividade. Mas também tem a possibilidade de recuperar valores de cobrança indevidas, graças à conciliação de cartões automática, processo que é bem mais difícil de ser feito manualmente, devido ao volume de transações com cartões que um estabelecimento recebe por dia. Só no F360 Finanças são realizadas cerca de 319 mil transações por dia, considerando operações com cartão de crédito à vista, crédito parcelado e débito", completa Hynde.
O "recuperômetro" da F360 – índice que registra os valores recuperados pelos clientes através de cobranças inconsistentes – contabiliza um ressarcimento de R$ 100 milhões, até o momento.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.