PUBLICIDADE

Casa do Pão de Queijo entra com pedido de recuperação judicial

Empresa fundada em 1967 chegou a ter 1.000 franquias em 2008; empresa diz ter sido impactada por pandemia de Covid-19, alta de juros e clima

1 jul 2024 - 10h01
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa do Pão de Queijo entrou, na última sexta-feira, 28, com pedido de recuperação judicial e falência. O valor informado na ação é de R$ 57.496.189,82. O processo está à cargo do juiz Leonardo Manso Vicentin, da 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Fórum João Mendes, na capital paulista.

Casa do Pão de Queijo entrou com pedido de recuperação judicial e falência
Casa do Pão de Queijo entrou com pedido de recuperação judicial e falência
Foto: Casa do Pão de Queijo/Divulgação / Estadão

Em nota emitida por sua assessoria de imprensa, a empresa afirmou que foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19, pela alta de juros e pelo clima. Em relação à pandemia, a Casa do Pão de Queijo diz que o evento a "obrigou a suspensão de atividades por razões sanitárias com a consequente perda de produtos, sem uma contrapartida suficiente em termos de aluguéis de lojas, pagamento de funcionários e contratos com fornecedores".

A empresa também credita o cenário macroeconômico pouco favorável. "Em especial com os juros altos que afetaram não apenas a companhia, mas também vários setores da economia, notadamente o varejo". Outro fator elencado envolve o clima, que levou a "perda de receitas relevantes", diz a Casa do Pão de Queijo.

O pedido de recuperação judicial visa, segundo a empresa, "uma ampla e negociada solução para a situação financeira atual, de modo a permitir à direção da empresa honrar todos os seus compromissos".

A Casa do Pão de Queijo informou ainda que as operações da companhia devem continuar normalmente na fábrica, nas lojas próprias e nas franquias, e que, inclusive, deve abrir novos pontos de venda. "Também estão previstos lançamentos de produtos no final do ano, como de costume", diz.

Histórico

A primeira unidade da Casa do Pão de Queijo foi fundada no ano de 1967 na rua Aurora, no centro de São Paulo. A receita foi criada por Arthêmia Chaves Carneiro, a mulher que estampa a marca até os dias de hoje. Segundo a história contada pela própria empresa, no primeiro dia de atuação, foram vendidos 2.000 pães de queijo.

Com o crescimento da demanda, a empresa abriu a sua primeira fábrica no ano de 1983, na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. O modelo de franquias foi adotado 20 anos após a criação da primeira unidade, em 1987. À época eram 13 lojas, número que saltou para 200 em 2000.

Ainda em 2000 a CPQ Brasil S/A, razão social da empresa, recebeu aporte financeiro do fundo de Private Equity do Banco Pátria. No mesmo ano, teve início a construção da fábrica de Itupeva, no interior do Estado. Cinco anos depois, o número de pontos de venda saltou para 700, e, em 2008, atingiu 1.000 lojas. Em 2009, um novo sócio entra no negócio, o Banco Santander. Em 2010 a empresa decidiu ampliar os negócios para além do pão de queijo e decidiu adquirir a marca O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. Dois anos depois, em 2012, a família Carneiro tornou-se proprietária de 100% do negócio. Desde 2001 ela é presidida por Alberto Carneiro Neto.

Casa do Pão de Queijo entrou com pedido de recuperação judicial e falência
Casa do Pão de Queijo entrou com pedido de recuperação judicial e falência
Foto: Casa do Pão de Queijo/Divulgação / Estadão
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade