CEO constrói negócio de R$ 500 milhões baseado em duas palavras
E tudo começou quando a hoje CEO era apenas uma jovem estagiária. Veja que história inspiradora
A nova-iorquina Jennifer Hyman diz que aprendeu uma das lições mais importantes de sua carreira quando era estagiária aos 22 anos. A CEO da Rent the Runway — que tem um valor de mercado de US$ 95,9 milhões (R$ 479 milhões) — disse aos alunos em um evento recente da Stanford Graduate School of Business: "Seja simpático."
Enquanto estagiava na Starwood Hotels and Resorts, Hyman teve a ideia de criar listas de presentes para lua de mel, onde as pessoas poderiam contribuir com fundos para as luxuosas férias pós-casamento dos casais, segundo ela. Mas convencer o presidente da empresa não foi uma tarefa fácil: ele não disse não, mas também não abraçou imediatamente a ideia nem lhe deu recursos para segui-la.
Em vez disso, Hyman teve que persuadir seus colegas a ajudá-la a construir um site, um sistema de reservas e, essencialmente, um novo negócio. Ter uma boa ideia não foi suficiente para conquistar seus colegas, ela disse — ela precisava ser simpática.
"Eu tive que influenciar centenas de pessoas ao redor do mundo em diferentes divisões para me ajudar", disse Hyman, 42 anos. "Foi apenas um exercício para mim, e eu percebi que você não precisa ter autoridade para realmente ser um líder."
Uma lição para o serviço de aluguel de roupas
A lição se mostrou valiosa quando Hyman teve a ideia da Rent the Runway seis anos depois, em 2008. Ela e a co-fundadora Jennifer Fleiss sabiam que as pessoas só se inscreveriam em seu serviço de aluguel de roupas se oferecessem marcas de estilistas conhecidos, o que significava contatar designers renomados.
O par enviou um e-mail frio para Diane von Furstenberg e, por sorte, conseguiram uma reunião. Von Furstenberg inicialmente ridicularizou a ideia, mas Hyman não se abalou, segundo ela: ser simpática significava ser uma boa ouvinte e, se ela internalizasse as preocupações de von Furstenberg, poderia convencer a designer do mérito da Rent the Runway.
Conforme Hyman contou, von Furstenberg estava preocupada que permitir que suas roupas fossem alugadas por um preço baixo "canibalizasse" sua base de consumidores. A resposta das co-fundadoras: a Rent the Runway não estava necessariamente voltada para os clientes de von Furstenberg, mas para os jovens que normalmente não poderiam pagar por aquelas roupas.
Em outras palavras, elas poderiam ajudar von Furstenberg a expandir sua base de consumidores. Von Furstenberg ficou impressionada tanto com a ideia quanto com a disposição do par em dialogar e, eventualmente, fez parceria com a marca, disse Hyman.
Ouvir realmente torna você mais simpático
Pessoas que ouvem alguém e fazem perguntas são percebidas como mais responsivas, uma qualidade associada a "ouvir, entender, validar e cuidar", encontrou um estudo da Universidade Harvard em 2017.
A simpatia também está correlacionada com a persuasão, de acordo com um estudo de 2009 publicado no Personality and Social Psychology Bulletin. "O comportamento caloroso e amigável dos participantes" reduziu a rejeição e melhorou os resultados sociais, mesmo que o outro participante fosse "socialmente pessimista", observaram os autores do estudo.
Isso parece ser a estratégia de Hyman — ser calorosa, envolvente e ouvir ativamente ajudou a vender suas ideias, tanto como estagiária quanto como CEO. "Sempre que você faz com que outra pessoa seja a especialista, isso constrói um relacionamento imediatamente", disse ela.
Ainda hoje, isso influencia a maneira como ela age, acrescentou: "O que você realmente precisa para construir algo é influência. Liderança influente, especialmente quando é positiva, é a coisa mais poderosa que você pode fazer", finaliza ela.
Fonte: CNBC Make It