Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cervejas no Brasil ajudam a elevar lucro da Ambev em 9,4%

Maior empresa de bebidas da América Latina teve lucro líquido de R$ 2,59 bilhões nos três primeiros meses do ano

7 mai 2014 - 10h05
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Maior empresa de bebidas da Am&eacute;rica Latina teve lucro l&iacute;quido de R$ 2,59 bilh&otilde;es nos tr&ecirc;s primeiros meses do ano</p>
Maior empresa de bebidas da América Latina teve lucro líquido de R$ 2,59 bilhões nos três primeiros meses do ano
Foto: Divulgação

A Ambev viu o lucro líquido subir 9,4% no primeiro trimestre, ajudada por forte aumento da receita com cervejas no Brasil em meio a um clima mais favorável e fraca base de comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa também alertou que vai investir menos este ano, após alta de impostos do setor.

A maior empresa de bebidas da América Latina divulgou nesta quarta-feira um lucro líquido de R$ 2,597 bilhões nos três primeiros meses do ano, pouco abaixo da estimativa média de analistas de R$ 2,8 bilhões. No período, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 11,6% na comparação anual, a R$ 4,044 bilhões, também abaixo da projeção de analistas de R$ 4,2 bilhões.

A margem Ebitda, por outro lado, sofreu contração de 1,6 ponto percentual, a 44,7%, num reflexo principalmente do recuo em outras receitas operacionais, já que a companhia havia registrado um crédito extraordinário de cerca de R$ 120 milhões em igual período do ano passado.

Enxergando o primeiro trimestre como "um bom começo para 2014", a Ambev chamou a atenção para o desempenho de cervejas no Brasil, seu principal mercado, após a categoria ter mostrado fraco desempenho no ano passado, com diminuição do volume vendido.

O faturamento com cervejas no Brasil avançou 21,1% sobre um ano antes, a R$ 4,994 bilhões, beneficiada por um aumento de 10,9% no volume e de 9,2% na receita por hectolitro, resultado atribuído pela Ambev à "execução sólida e condições climáticas favoráveis durante o verão e o Carnaval, combinados a uma base de comparação mais baixa do ano anterior". No consolidado de suas operações, a companhia teve receita líquida de R$ 9,045 bilhões no trimestre, crescimento de 15,5% ante mesma etapa de 2013.

Menos investimentos

No comunicado sobre o desempenho, a empresa afirmou ter revisado sua projeção de investimentos no Brasil para menos de R$ 2,8 bilhões em 2014, abaixo da cifra do ano passado e do anunciado anteriormente para este ano, após o governo federal elevar impostos do setor. Na semana passada, a Receita Federal divulgou ajuste na tabela de tributação sobre bebidas frias, prevendo impacto médio de 2,25% no preço de cervejas, refrigerantes, energéticos, isotônicos e refrescos.

A mudança, que valerá a partir de 1º de junho, chega na sequência de uma elevação dos impostos sobre bebidas frias divulgada pelo governo federal no início de abril, com atualização no redutor que define a tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins. Antes da última mudança tributária ser anunciada, a Ambev chegou a afirmar que não mexeria no preço de suas cervejas até o final da Copa, evento que será encerrado em 13 de julho.

"Dada a decisão do governo federal em aumentar os impostos em junho e o respectivo impacto nos preços ao consumidor à medida que implementamos os ajustes de preços correspondentes, esperamos um efeito negativo para os volumes da indústria", disse a Ambev nesta quarta-feira. A companhia manteve, no entanto, as estimativas para crescimento da receita líquida entre um dígito alto e dois dígitos baixos no ano, pontuando que a estratégia de embalagens econômicas será "novamente fundamental" nesse cenário, aliada a inovações e expansão das marcas premium.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade