Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China impôs depósito compulsório maior a 40 bancos

22 fev 2011 - 11h53
Compartilhar
valor default economia
Siga o Terra no Twitter

A China já impôs elevações punitivas no depósito compusório de mais de 40 bancos neste ano, mirando instituições que concederam crédito em excesso, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta terça-feira, citando uma fonte do banco central.

Essa medida, formalmente conhecida como "taxa dinâmica diferenciada de depósito compulsório", tem sido eficiente em conter o crédito bancário e continuará sendo um instrumento central dos esforços do governo para controlar a inflação, segundo a Xinhua, que não revelou o nome da fonte.

A notícia é a primeira confirmação oficial de que Pequim está usando um novo e complexo sistema para elevar os níveis de depósito compulsório regularmente como forma de disciplinar bancos que concedem crédito demais.

A China elevou o depósito compulsório para todos os bancos duas vezes neste ano. Os acréscimos "dinâmicos" somam-se aos acréscimos gerais e podem ser revertidos quando os bancos se adequam às diretrizes oficiais de crédito e capital.

"Desde o início de 2011, o banco central já começou a usar taxas dinâmicas diferenciadas de depósito compulsório como ferramenta nos controles monetário e de crédito", disse a Xinhua. "O BC já impôs depósitos compulsórios diferenciados a mais de 40 instituições financeiras locais que tinham baixas taxas de adequação de capital, crescimento de crédito rápido demais e riscos cíclicos crescentes", acrescentou a agência.

A matéria não citou nomes de bancos afetados pela medida e não revelou a magnitude das elevações de compulsório, mas disse que o BC chinês continuará a usar uma série de ferramentas, incluindo taxas de juros e depósito compulsório, para implementar uma política monetária prudente.

Fonte: Invertia Invertia
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra