Churrasco alavanca venda de supermercados paulistas na Copa
Supermercados paulistas esperam faturar R$ 1,8 bi com a Copa
O setor de supermercados está otimista com relação ao desempenho do setor na Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. O evento deve gerar o faturamento adicional de R$ 1,8 bilhão ao setor, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Associação Paulista de Supermercados (Apas).
Para a entidade, a realização de churrascos pelos torcedores deve ser um dos principais fatores para o crescimento das vendas. Nele, não podem faltar, por exemplo, cervejas, refrigerantes e carne. De acordo com a Apas, 70% dos consumidores entrevistados irão ver a Copa do Mundo acompanhados, sendo que 88% disserem comer e beber durante o jogo.
De acordo com os dados, as categorias que devem ter maior crescimento durante a Copa são água mineral, bolachas, café em pó, cerveja, chocolate, drops, caramelos e pastilhas, gomas de mascar, industrializados de carnes, refrigerante, salgadinho, sobremesas prontas, suco em pó, sucos concentrados e sucos prontos.
Na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, o consumo de cerveja no Brasil cresceu 15%, gerando um faturamento de R$ 970 milhões, segundo a Apas. Para a Copa deste ano, a expectativa da entidade é que o consumo do produto dê um salto de 37%. Apenas para o Estado de São Paulo, a associação calcula um crescimento nominal - sem descontar a inflação - de 15% em relação a igual período de 2013, atingindo R$ 92 bilhões.