Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ciro defende tributação sobre lucros e implantação de IVA em reforma tributária

2 ago 2018 - 07h28
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou na noite de quarta-feira, em entrevista à Globonews, que terá como foco na sua reforma tributária a tributação de lucros e dividendos e a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), além de uma revisão de todos os benefícios fiscais concedidos a empresas nos últimos anos.

Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes 15/03/2018 REUTERS/Sergio Moraes
Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes 15/03/2018 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

"O mundo inteiro cobra tributo sobre lucros e dividendos empresariais, só Estônia e Brasil que não. Eu vou propor cobrar", afirmou.

Segundo o pedetista, existe uma distorção no Brasil em que toda a estrutura econômica está montada para transferir renda de quem produz e trabalha para o sistema financeiro.

"Quem está ganhando mesmo no Brasil são os banqueiros e quem perde no Brasil são os trabalhadores e a produção", disse.

Ciro disse ainda que pretende rever "com lupa" os incentivos fiscais dados a empresas desde 2013, no governo de Dilma Rousseff, e que só ficarão aqueles que provarem que realmente trazer resultados para a produção e criação de emprego.

O candidato afirmou ainda que é preciso uma repactuação fiscal com Estados e municípios, que hoje estão sem condições de fazer investimentos e mas têm cada vez mais encargos. "Hoje a federação é uma ficção", afirmou.

Para além de tributar lucros e dividendos e retirar impostos de empresas que reinvestem o lucro, Ciro afirma que o país precisa passar a adotar o IVA, o que não foi feito até hoje porque alguns estados mais industrializados --São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul-- perderiam recursos em um primeiro momento. "Mas é um sacrifício inicial que precisa ser feito", disse.

Ciro voltou a criticar a reforma trabalhista, as vendas de ativos da Petrobras e a tentativa de um acordo entre Embraer e Boeing.

"Vai ser desfeito (o acordo entre Embraer e Boeing). A Boeing está fazendo o serviço sujo do senhor Trump (Donald Trump, presidente dos Estados Unidos) que perdeu a concorrência para o vender caças ao Brasil. Por isso essa gente está comprando, para destruir a Embraer. Estão comprando para fechar a Embraer", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade