Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Amanda Dias

"Eu fiz tudo isso sem pegar em dinheiro"

Conheça as crenças que te impedem de prosperar financeiramente

22 nov 2022 - 18h11
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários

As crenças limitantes existem e podem atrasar e muito a vida da gente. Hoje eu vou falar sobre elas, mas pode deixar de lado o que você ouviu sobre isso. É que a internet está cheia de gente despreparada empobrecendo discussões importantes.

Crença é toda programação mental que molda nossas verdades, atitudes e percepções. Algumas delas limitam nossa visão de mundo. Essa limitação pode ser positiva e organizadora, ou atrapalhar bastante. Quando sua visão de mundo atrasa a sua vida e é difícil de mudar, existe ali uma crença limitante.

Há quem acredite que nunca vai conseguir juntar dinheiro. Essa é uma crença muito comum entre pessoas desorganizadas financeiramente. “Se não vai dar certo, para quê me esforçar?”

Outro exemplo é de quem “adora” ajudar as pessoas sem ganhar nada em troca. A solidariedade é ótima, mas se toma a energia e o tempo de um trabalho que poderia garantir o seu sustento, está errado. Afinal, não dá para mudar o mundo de barriga vazia.

A valorização do sacrifício e da abdicação ainda faz parte da nossa cultura, nos educaram para colocar o afeto acima da nossa segurança financeira.
A valorização do sacrifício e da abdicação ainda faz parte da nossa cultura, nos educaram para colocar o afeto acima da nossa segurança financeira.
Foto: iStock

A valorização do sacrifício e da abdicação ainda faz parte da nossa cultura; nos educaram para colocar o afeto acima da nossa segurança financeira. Mas a palavra para quem depende do seu serviço gratuito para gostar de você é exploração. Essas mesmas pessoas podem chamar de ambição a simples expectativa por dignidade e acesso a direitos básicos.

A reação mais comum é se sentir culpada por querer outras coisas. É a crença na escassez que nos faz acreditar que não há o suficiente para todo mundo. Ou seja, se existe pobreza, parte da culpa é nossa. E como não queremos o mal de ninguém, bloqueamos (mesmo inconscientemente) nossa prosperidade só para não sentir essa culpa.

Mas, se você quer seguir um outro caminho, vou deixar três perguntas que podem trazer clareza sobre suas crenças limitantes para que você possa ressignificar:

1 - Qual crença ou comportamento que você repete pode estar te impedindo de prosperar?

2 - Qual pessoa próxima te passou esse hábito? Você reproduz ou faz o extremo oposto?

3 - A pessoa com quem você aprendeu a pensar assim é uma pessoa próspera?

Pense sobre elas e responda aqui nos comentários qual a crença limitante que tem te impedido de prosperar? Aqui na coluna Dinheiro em Dia, não falarei apenas sobre o jogo externo do dinheiro, trago técnicas para facilitar a sua organização, mas também irei lançar o olhar para o jogo interno e a dimensão subjetiva do dinheiro, afinal, é ela que guia nossas escolhas e decisões.

Fonte: Amanda Dias
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade