“Não me peça de graça a única coisa que eu tenho para vender”
Sobre a dificuldade de cobrar um preço justo
Muitos empreendedores e, principalmente, empreendedoras comentam sobre a dificuldade de cobrar um preço justo pelo seu trabalho e encontrar quem pague do jeito merecido. Sei que vivemos tempos difíceis, mas insisto que a insegurança muitas vezes pode nos colocar em posição de vulnerabilidade e eu vou te explicar o porquê.
Quando você não cobra o preço justo, ignora todo tempo, energia e dinheiro investido para que você consiga desenvolver e entregar o seu trabalho com a qualidade que ele tem. Quantos anos de estudo, quantas noites mal dormidas, quantas horas de vida você dedica a esse propósito?
Além disso, para fazer seu trabalho girar, existem custos pessoais e materiais envolvidos. Você precisa pagar as suas contas e arcar os valores envolvidos em uma formalização, fazer uma reserva técnica pessoal e para o seu negócio, contribuir para quem sabe um dia se aposentar, dentre muitas outras coisas.
Você é o principal ativo do seu negócio e quando não toma consciência disso, os caminhos para prosperidade se fecham, pois não há como falar de organização financeira e investimentos no futuro, quando você não fatura o suficiente nem para alcançar o ponto de equilíbrio.
Não deixe que sua insegurança te coloque em uma posição de vulnerabilidade financeira. Para te ajudar nessa jornada, eu vou listar alguns argumentos para te ensinar a enxergar o verdadeiro valor do seu trabalho.
- 1 - Você não vende um simples produto ou serviço, você vende soluções
- 2 - Seu trabalho agrega a percepção de valor de uma outra pessoa ou marca
- 3 - Você coloca muita dedicação e profissionalismo em todos os seus projetos
- 4 - Seus equipamentos, matéria-prima, produtos e cursos custam caro
- 5- Você já investiu muito para qualificar o seu trabalho e entregar o melhor
Entendeu agora porque você não pode cobrar barato pelo seu trabalho? Eu sei que dá medo de perder o cliente, mas acredite em você e vá atrás de quem quer e pode pagar pelo seu trabalho.
Empresas que não faturam o suficiente para manter os seus gastos morrem antes mesmo de atingir o lucro, por isso tenha em mente a seriedade desse assunto: não dá para sacrificar o seu sonho e o futuro do seu empreendimento só porque você quer ser boazinha com os seus amigos.