Pequenos empreendedores podem faturar mais sendo estratégicos
Mais lucro e menos dor de cabeça: seja um pequeno empreendedor mais estratégico e veja o seu negócio prosperar
Você já se deparou com situações em que sentiu que seu negócio não estava indo para frente, mas mesmo assim você estava se sentindo cansado ou sobrecarregado com as tarefas da sua empresa?
É muito peculiar como mesmo com o caixa no vermelho, alguns pequenos empreendedores seguem fazendo tarefas ou aceitando convites de parcerias que não irão dar nenhum retorno financeiro, tudo pela famosa “visibilidade” ou para não ficar mal na fita com um potencial cliente.
Hoje eu quero te ajudar a fazer escolhas melhores, mudando a forma como você prioriza as tarefas relacionadas ao seu empreendimento. Você vai aprender a identificar em quais tarefas focar e quais delas estão prejudicando o seu desenvolvimento financeiro.
Esforço x Sucesso
Uma coisa que vejo muito na internet é essa associação entre esforço e sucesso.
- Trabalhe enquanto eles dormem;
- Quanto mais esforço, mais resultado.
Quando você vê, está esgotada, cheia de tarefa e continua sem ver o seu dinheiro sobrar. Quando se trata de pessoas pretas e, principalmente, pessoas que vieram da escassez, existe quase uma obrigação de sermos 2x melhor para conseguirmos ter o mínimo, o básico para sobrevivência.
Mas você já parou para pensar o quanto isso é prejudicial? Ainda mais quando você é alguém que quer ir além do básico.
Acontece que, na sociedade capitalista, o esforço não está tão ligado ao sucesso da forma que imaginamos. É claro que existe uma relação entre eles, mas seu sucesso não depende apenas do quanto você se dedica, mas também de como você direciona o seu esforço.
Oferta x Demanda
Já ouviu que o cliente é quem sempre tem razão e você deve correr atrás dele? Isso não é verdade, muitas vezes a gente desvaloriza o nosso serviço ou produto apenas tentando fazer com que um cliente feche negócio com a gente.
Mas a real é que nenhum cliente vai te valorizar se você não se valorizar primeiro. Descubra qual o seu diferencial. Sabe aquele mecânico que você sabe que vai demorar para devolver seu carro, mas está sempre com a agenda cheia? Às vezes ele é ruim com prazos, mas é confiável e resolve o problema, por isso tem clientes que são fiéis.
A meta não é quantidade e sim recorrência. Por isso, comece a investigar qual o seu diferencial e qual a sua meta. Você quer ter muitos clientes ou prefere ter poucos, mas que paguem melhor?
Princípio de Pareto
De maneira bem sucinta e aplicada para o mundo dos investimentos, o princípio de Pareto nos diz que 80% dos nossos resultados surgem a partir de apenas 20% dos nossos esforços.
Mas você deve estar se perguntando: "O que isso significa para mim, que estou aqui tentando aprender a priorizar tarefas?"
Bom, esse princípio vai nos fazer entender que não adianta investir tudo de si em algo que não corresponde nem a 20% dos resultados da sua empresa.
Por isso, você precisa fazer uma revisão dos seus esforços. Quais são os trabalhos que realmente colocam dinheiro no seu bolso? Se o seu objetivo é faturar mais e ter mais segurança financeira, que tal reduzir um pouco a energia que você investe nos trabalhos que não geram grana e focar mais naquele que te pagam para fazer?
Um exemplo pessoal
Por exemplo: para idealizar uma palestra eu levo cerca de 2 dias, já um processo de consultoria leva no mínimo 3 meses. A palestra impacta 30 pessoas de uma vez, enquanto a consultoria impacta apenas 1 pessoa por processo. Quem contrata minhas palestras geralmente são empresas, pessoas jurídicas, consequentemente elas possuem mais recursos que uma pessoa física.
Assim, podemos concluir que a palestra me dá mais retorno financeiro e em impacto que a consultoria. Mesmo que eu ame desenvolver pessoas, essa é uma decisão importante para me dar foco!
A gente precisa desconstruir essa crença limitante de que para ser merecedora de prosperidade a gente tem que sangrar, tem que sofrer. Atrelar trabalho a sofrimento é muito resquício do processo de escravização.
Para finalizar, vou deixar aqui uma perguntinha e você vai usá-la para escolher suas tarefas a partir de hoje: quais dessas tarefas vai te deixar mais perto do seu objetivo?