Tempo é dinheiro: mas você já sabe qual o preço da sua hora?
Saber como cobrar pelo serviço é uma grande dificuldade, mas essas dicas vão te ajudar
Para muitos profissionais autônomos saber o quanto cobrar pelo serviço é uma grande dificuldade. Isso também foi um desafio para mim lá no início. Por várias vezes, a falta desse conhecimento me fez cobrar um valor muito menor do que o serviço valia. O resultado? Eu estava sempre cheia de trabalho, mas no vermelho.
Você, profissional que atua de forma autônoma, quer aprender a cobrar um preço justo por seu serviço? Você celetista, quer ter embasamento para negociar uma promoção ou um aumento? Então, fique atento às dicas preciosas deste artigo e já compartilhe com quem você sabe que precisa.
O cálculo do valor da hora de trabalho pode ser feito de duas formas: uma para quem trabalha para uma empresa e recebe um salário e outra forma diferente para quem é empreendedor ou trabalhador autônomo.
Cálculo do valor da hora para Assalariados
Ser assalariado significa ter um valor fixo caindo na sua conta todo mês, correto? Mas para esse dinheiro cair você trabalha todos os dias, 8 ou 6 horas por dia, 5 dias por semana, totalizando 40 ou 30 horas semanais.
Se um mês tem quatro semanas, em um mês você trabalhou em média 160 horas para quem tem uma jornada de trabalho de 8h/dia e 120 horas para quem tem a jornada de 6h/dia. Correto?
Agora você vai dividir o valor líquido do seu salário pela quantidade de horas mensais que você trabalha.
Ou seja, se o seu salário é de R$1.200,00 e você trabalha 120 horas por mês, a sua hora de trabalho tá valendo R$10,00.
É claro que há pessoas que trabalham por regime de escala, outras que trabalham aos fins de semana ou que trabalham 6 dias por semana. Se você se encaixa nessas especificidades, sinta-se livre para adaptar essa fórmula a sua realidade!
Cálculo do valor da hora para Autônomos
Para quem é autônomo ou dono de uma pequena empresa, calcular o valor da hora de trabalho é fundamental. Afinal, esse valor precisa estar contemplado no preço que o seu cliente paga pelo seu produto ou serviço.
Para calcular o valor da hora do empreendedor, a gente precisa ter um ponto de referência. Na minha metodologia, eu tomo como base os preços praticados pelo mercado. Por isso, agora, você vai pausar essa aula e vai lá no site www.salario.com.br e vai pesquisar a atividade principal que você desempenha aí no seu negócio.
Seja qual atividade for, mesmo que você não tenha se graduado para aquela profissão, mas se você a desempenhar como atividade principal, aquele deve ser o salário tomado como base.
Pesquise a atividade e você encontrará o valor do salário mensal. Então, fará o mesmo cálculo que foi usado lá em cima para os assalariados.
Você vai dividir o salário mensal pela quantidade de horas trabalhadas por aquele profissional em um mês. Agora que você já sabe qual o valor da hora desse profissional, esse mesmo valor deve ser adotado como base para criar uma remuneração mínima para você no seu negócio.
E tem mais:
- - Se você desenvolve várias atividades diferentes, crie uma planilha com preços para cada tipo de atividade.
- - E se o projeto envolver essas várias áreas de atuação, precifique com base em quantas horas você vai passar atendendo, criando e executando cada uma delas.