Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Perla Amabile

Aprenda a usar a gratidão a seu favor e do seu negócio

No Dia Mundial da Gratidão, comemorado em 21/9, inspire-se para potencializar seus resultados na vida, no trabalho e nas relações

21 set 2022 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

O Dia Mundial da Gratidão é comemorado em 21 de setembro desde 1965, quando um encontro no Havaí, nos Estados Unidos, reuniu pessoas para praticar rituais de agradecimento. Também temos o dia da Gratidão brasileiro, que acontece dia 06 de janeiro, assim como outras muitas datas, em diferentes culturas ao redor do mundo, como o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, por exemplo.

Não é à toa que tantos povos designam um dia para celebrar a gratidão. Mais do que um sentimento, essa é uma virtude poderosa que traz inúmeros benefícios em todas as áreas da vida: saúde, trabalho, negócios, relações, finanças, etc. Eu sempre digo que a gratidão é o motor da prosperidade.

Estado de graça não é simplesmente uma reação diante de uma situação satisfatória, que supera nossas expectativas. É um estado de ser que começa na escolha consciente de perceber e focar em tudo o que é positivo à nossa volta, independente dos problemas e das insatisfações da realidade atual. Também é ser capaz de avaliar as situações “ruins” como oportunidades de evolução, reduzindo o sofrimento e aumentando a resiliência.

Aliás, você já ouviu a máxima “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”? Para um ser humano que vive em gratidão como estilo de vida, não há o que lamentar, apenas aceitar a dor e deixar passar, dando seu melhor enquanto isso. É somente em estado de gratidão que se torna possível fazer dos limões, uma limonada. Afinal, sair dos problemas exige criatividade para pensar em soluções (e uma mente estressada, com medo ou desespero não consegue deixar a capacidade criativa fluir, pois está ocupada demais gastando toda sua energia com pensamentos catastróficos, sem enxergar as oportunidades ao redor).

Pensamentos positivos geram sensação de bem-estar e impactos positivos no cérebro, como a criatividade e a empatia.

Isso acontece porque, ao valorizar o que temos, reduzimos a pressão arterial diminuindo inclusive o risco de infarto e AVC, além de liberar hormônios poderosos, como a ocitocina, que nos torna mais sociáveis, felizes e automotivados - tudo o que um ser humano precisa para encontrar novas oportunidades e crescer, além de garantir mais foco e melhor tomada de decisões (afinal, o estado de medo e ansiedade drenam nossa energia, reduzindo foco e capacidade cognitiva). 

A vida flui para quem é grato!

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA) demonstrou que ser grato regularmente provoca uma mudança na estrutura molecular do cérebro, tornando-nos mais felizes e saudáveis. A felicidade  afeta diretamente o Sistema Nervoso Autônomo Central, nos deixando mais calmos, menos reativos e menos resistentes às mudanças. Fluímos.

E tem mais: gratidão contagia e gera o famoso viés da reciprocidade (muito utilizado como técnica de vendas).

Uma pessoa que é grata pela vida, sente um ímpeto de passar adiante, praticando gentilezas, afinal, tem coisas boas a compartilhar. Ao praticar a gentileza, desperta a gratidão nas outras pessoas, pois, ao fazer o outro se sentir bem, gera-se uma necessidade de retribuição inconsciente, seja retornando a gentileza a quem o fez, seja repassando adiante, numa corrente do bem. 

Esse é um efeito da ocitocina, hormônio produzido quando estamos em estado de gratidão, que nos torna muito mais empáticos e generosos, fazendo com que a nossa felicidade transborde para o mundo, voltando para nós exatamente pela reciprocidade gerada no outro.

Não é à toa que o viés da reciprocidade é um gatilho muito usado por vendedores experientes. Ao praticar gentilezas sem pedir nada em troca, vendedores ganham a confiança e geram uma necessidade inconsciente de retribuição no cliente, que acaba expressando sua gratidão com a preferência e recorrência de compra. Ficou claro que não apenas você, mas sua empresa deve praticar a gentileza para dentro e para fora?

Gratidão é poderosa porque agrega em si um coquetel de sentimentos e comportamentos positivos que nos elevam e a todos ao nosso redor: gentileza, felicidade, motivação, afetividade e conexão social. Uma bomba positiva que certamente é capaz de transformar qualquer realidade caótica numa corrente abundante.

Se você não tem o hábito da gratidão arraigado, vou te ajudar com alguns exercícios super eficazes: 

Escreva diariamente ao menos três motivos pelos quais você foi grato no dia que passou (de saborear um sorvete a uma grande conquista, não importa o quê).

Envie por uma semana ao menos uma mensagem por dia para alguém, agradecendo a importância dessa pessoa na sua vida.

Olhe no espelho e diga em voz alta os motivos pelos quais você se admira.

Guarde um momento do dia para você. Nada melhor para despertar a gratidão do que proporcionar experiências positivas para nosso corpo e mente.

Doe-se para quem precisa. Fazer um trabalho voluntário ou dar o ombro para um amigo que está sofrendo traz uma sensação de gratidão espontânea, porque normalmente nos comparamos com os demais. Ao se deparar com o problemas dos outros, você valorizará ainda mais o que você tem, desde saúde a conquistas emocionais e materiais.

Mude sua mentalidade diante dos desafios. Ao invés de focar na falta, na falha, nas perdas, busque uma lição, uma oportunidade ou uma melhoria que você se comprometa a fazer diante dessa situação. Exercite a criatividade, visualizando a realidade que você quer construir, ao invés de ficar alimentando medos e lamentações sobre esta situação.

Tenho certeza que você tem muito a agradecer e a oferecer. E ainda dá tempo de fazer uma ação que inspire seus clientes a sentirem gratidão pela vida e, é claro, pela sua empresa. 

Para mais insights, siga-me no Instagram @perla_amabile

Fonte: Perla Amabile Estrategista de negócios, pesquisadora, especialista em neurociência, consumo e tomada de decisão, Perla Amabile atua como diretora de Estratégia & Insights há mais de 20 anos. Hoje é professora de MBAs e pós-graduações em escolas de negócios. Entusiasta de insights humanos para inovação de negócios e estratégias de branding, ajuda marcas a aumentarem seu valor na mente e no coração das pessoas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade