Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com a Selic a 13,25%, vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel?

Saiba qual compensa mais com o atual patamar dos juros no Brasil

4 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Prédios em São Paulo
Prédios em São Paulo
Foto: Getty Images

É melhor alugar ou financiar um imóvel? Esta é uma pergunta frequente que ocorre na internet, no almoço de família e entre amigos. Embora o sonho da casa própria faça parte do imaginário de muitos brasileiros, nem sempre é fácil de realizar ainda mais com a Selic, a taxa básica de juros, a 13,25%.  

Especialistas ouvidos pelo Terra avaliaram qual compensa mais com o atual patamar dos juros no País. Na opinião dos entrevistados, a recente queda dos juros, de 0,5%, não foi suficiente para fazer o financiamento valer mais a pena que o aluguel – mesmo considerando o financiamento imobiliário como uma das modalidades com menores juros no mercado.

“O aluguel de um imóvel é sempre proporcional, na análise de melhor oportunidade, à taxa de juros de uma aplicação financeira. Então, a gente pode dizer que hoje, com a taxa de juros ainda muito alta, ainda é mais interessante alugar um imóvel do que comprar um imóvel”, disse o economista João Rogério Filho.

Para o profissional, no momento, a taxa de juros real ainda favorece significativamente o aluguel em relação à compra do imóvel, mas a tendência de queda dos juros reais no futuro pode  fazer com que rapidamente se reverta essa posição.

Além da taxa de juros, o economista pondera que outros fatores devem ser considerados e analisados antes de decidir alugar ou financiar um imóivel. Ele cita, por exemplo, orçamento familiar, perspectiva de valorização do imóvel e projeto de vida. 

“A concepção de um plano que não vá implicar em um endividamento é muito importante, como também avaliar qual a valorização esperada do imóvel. Ainda tem o aspecto de segurança. Quando você está chegando nos 50 anos, saber que pode contar com uma casa própria é um fator de estabilidade muito importante”, analisa.

João Veiga, assessor da Manchester Investimentos, também pontuou sobre o aspecto da segurança em ter uma casa própria, mas afirmou que com a taxa de juros atual compensa mais alugar um imóvel. Ele orienta ainda a como utilizar o dinheiro do financiamento com os juros a 13,25% ao ano.

“A geração mais antiga tende a ser muito a favor da compra de imóveis para fins de segurança. Já as gerações mais novas, que estão se interessando muito pela parte de investimentos, conseguem perceber que financeiramente, sobretudo considerando a taxa de juros do país agora, o retorno investindo em ativos financeiros é maior”, completa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade