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Com aumento de negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar

Com a alta da inadimplência, instituições financeiras precisam de soluções mais sofisticadas para evitar prejuízos

12 fev 2025 - 05h59
(atualizado às 09h31)
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Resumo
Instituições financeiras buscam soluções sofisticadas para recuperar e fidelizar clientes, com foco em hiperpersonalização, tempestividade e forma de contato.
Danilo Coelho
Danilo Coelho
Foto: Divulgação

O número de pessoas negativadas no Brasil ainda é grande. Nesse cenário, diante da demanda crescente, instituições financeiras precisam buscar soluções cada vez mais sofisticadas para recuperar e fidelizar seus clientes, especialmente, em um cenário em que é essencial integrar a realidade da pessoa, com a expectativa financeira - aumentando a eficiência da recuperação de crédito.  

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“Para maximizar as chances de sucesso na jornada de recuperação de um crédito inadimplente, é preciso buscar excelência em pelo menos três quesitos: hiperpersonalização, tempestividade e forma de contato. Ou seja, não só entender quem é o cliente e ter uma comunicação personalizada, mas, também, entender em qual momento de vida essa pessoa está. Isso porque, fazer o contato no momento certo, no canal certo, mostrando empatia na comunicação e flexibilidade de negociação, é fundamental para a eficácia da estratégia”, explica Danilo Coelho, diretor de produtos, dados e novos negócios da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisão.

Para ilustrar, uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que 78% das instituições financeiras já possuem projetos de inteligência artificial no aceleramento de operações e no relacionamento com clientes. Nesse cenário, o especialista explica que o setor de cobranças não é uma exceção e o investimento indica uma tendência na competição pela principalidade. 

Com isso, o setor se tornará cada vez mais automatizado, com um uso intensivo de inteligência artificial prevendo uma personalização massiva com base em análises preditivas em que chatbots e assistentes virtuais devem se tornar cada vez mais comuns na interação com clientes, enquanto plataformas de pagamento digital continuarão a evoluir, tornando-se mais seguras e eficientes.  

“O futuro da tecnologia no setor de recuperação de crédito será marcado por maior automação e uso intensivo de inteligência artificial. Por isso, as companhias precisarão investir cada vez mais nessa inovação disruptiva, garantindo que elas façam parte das suas operações, justamente, para garantir a qualidade contínua dos serviços oferecidos e manter a competitividade no mercado”, afirma Danilo Coelho.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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