Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com IPO de US$ 25,6 bilhões, Saudi Aramco pode chegar a US$ 1,7 trilhão em valor de mercado

Petrolífera deve vender 1,5% das ações disponíveis e chegar a US $ 1,7 trilhão; caso estimativa se confirme, será o maior IPO do mundo

17 nov 2019 - 11h34
(atualizado às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A petrolífera Saudi Aramco planeja vender 1,5% da empresa, ou cerca de 3 bilhões de ações, a um preço indicativo de 30 a 32 riais. Com isso, a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) está estimada em até 96 bilhões de riais (US $ 25,6 bilhões), dando à empresa um valor potencial de mercado entre US $ 1,6 trilhão e US $ 1,7 trilhão.

Se a estimativa de for confirmada, a Saudi Aramco pode superar o recorde de US $ 25 bilhões levantados pelo IPO da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba em Nova York, em 2014.

O valor de mercado da petrolífera, estimado em US $ 1,7 trilhão, está na faixa de preço estabelecida neste domingo, 17, um pouco abaixo dos US $ 2 trilhões procurados pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, mas colocando-o em disputa para se tornar o maior IPO do mundo.

A Aramco não pode vender suas ações diretamente a investidores nos Estados Unidos e em outros mercados, já que a oferta pública inicial (IPO) será restrita aos sauditas e às instituições estrangeiras autorizadas a investir na bolsa de valores do reino.

O tamanho do IPO da Aramco pode ser maior se houver demanda suficiente para uma operação de greenshoe, quando ocorre uma disponibilização extra de ações. A oferta extra pode chegar a 15%. / Reuters

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade