Com negociações lentas, preço do etanol volta a recuar na usina de SP, aponta Cepea
Os preços do etanol hidratado recuaram mais de 1% e as cotações do anidro tiveram queda de mais de 2% na semana passada, na média das usinas do Estado de São Paulo, com negociações lentas pressionando o mercado, apontou análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira.
O centro de estudos da Esalq/USP acrescentou que os dados de fortes vendas de etanol hidratado pelas usinas do centro-sul em julho tiveram "pouco efeito" sobre o mercado "spot" paulista na semana passada.
"O ritmo de novos negócios no mercado paulista esteve lento na última semana, contexto que fez com que os preços dos etanóis anidro e hidratado voltassem a cair", disse a análise.
Ao longa da semana passada, distribuidoras atuaram de "maneira tímida, com foco na retirada de volumes envolvidos em fechamentos anteriores e, quando participavam do mercado, pressionavam por valores mais baixos", pontuou o Cepea.
O centro de estudos notou que alguns vendedores acabaram cedendo um pouco em algumas regiões.
Entre 12 e 16 de agosto, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a 2,5977 real/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), recuo de 1,35% frente ao período do anterior.
O hidratado voltou a cair após duas semanas de altas seguidas.
No caso do etanol anidro, o indicador fechou a 2,9473 reais/litro, baixa de 2,15% no mesmo comparativo, após ter registrado uma alta semanal de 2,3% no período anterior.