Começa sabatina de Galípolo, indicado à presidência do Banco Central; acompanhe
O atual diretor de Política Monetária do Banco Central foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a instituição
Começou por volta das 10h desta terça-feira, 8, a sabatina de Gabriel Galípolo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. O atual diretor de Política Monetária do Banco Central foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar a instituição.
Acompanhe a sabatina ao vivo:
O atual presidente do BC é Roberto Campos Neto, que foi indicado pelo então chefe do Executivo Federal Jair Bolsonaro (PL). O mandato de Campos NEto termina em 31 de dezembro deste ano.
A indicação de Galípolo
Existe a expectativa de aprovação de Gabriel Galípolo, que já conquistou apoio do mercado e até mesmo da oposição no Senado. Antes disso, no entanto, o economista deverá ser provocado a responder sobre uma possível tentativa de interferência do presidente Lula no BC.
Há ainda expectativa de que senadores de oposição cobrem uma sinalização clara de que Galípolo irá atuar de forma técnica no comando da autoridade monetária a partir de 1º de janeiro de 2025. Um dos temas a ser abordado é o risco de Lula querer ditar o rumo dos juros no País. A taxa Selic atualmente está em 10,75%, valor fixado após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 18 de setembro.
a situação fiscal do Brasil é outro assunto que o indicado de Lula terá que responder, além da inflação. Nesta quarta-feira, o IBGE vai divulgar o IPCA de setembro, e a expectativa é de uma aceleração do índice, após a pequena deflação de 0,02% no mês de agosto.