Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comitê amplia por 6 meses imposto reduzido sobre glifosato importado

17 out 2024 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) estendeu nesta quinta-feira por seis meses a redução da alíquota do Imposto de Importação aplicado sobre o glifosato comprado pelo Brasil, de 10,8% para 3,8%.

O glifosato é um herbicida utilizado em culturas importantes do agronegócio brasileiro, como as de soja, milho, café, cana, arroz, feijão e uva.

A redução do imposto, que também atinge outros itens de importação, envolve produtos que não são produzidos no Brasil ou que possuem produção insuficiente para atender a demanda interna, conforme nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Além do glifosato, o Gecex reduziu de 18% para zero o imposto de importação de motores elétricos para liquidificadores e processadores de alimentos; de 10,8% para zero a alíquota sobre a acrilonitrila, matéria-prima para produção de componentes químicos; e de 18% para zero o imposto sobre fios de poliéster.

AUMENTOS

O Gecex promoveu, por outro lado, elevação do imposto em três categorias de produtos cujos aumentos das importações têm prejudicado a fabricação nacional.

São os casos do clorito de sódio, de 9% para 10,8%; dos cabos e fibras óticas, de 11,2% e 9,6%, respectivamente, para 35%, por seis meses; e de produtos de ferro pleiteados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, aumento para 25%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade