Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como a desigualdade de riqueza mudou no mundo desde 2008, explicado com um gráfico simples

A desigualdade na distribuição da riqueza é um indicador da saúde financeira e social dos países. Singapura, Finlândia e Espanha são as nações que apresentam o maior aumento na disparidade entre as grandes fortunas e a população com menos recursos.

6 mar 2025 - 15h10
(atualizado em 10/3/2025 às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O fato de um país ser rico resulta em melhores serviços e oportunidades para seus cidadãos. No entanto, tão importante quanto a riqueza de um país é a forma como essa riqueza é distribuída entre a população, pois isso define o nível de desigualdade entre os mais ricos e aqueles com menos recursos econômicos.

Uma das ferramentas utilizadas para medir essa desigualdade é o coeficiente de Gini. Esse índice avalia a concentração de renda dentro de um determinado grupo populacional ao longo de um período específico (geralmente, um país em um ano).

A riqueza e sua distribuição

Quanto mais próximo de zero for o coeficiente de Gini de um país, menor será a diferença de riqueza entre os mais ricos e os mais pobres. Isso significa que mais pessoas têm acesso a recursos econômicos suficientes para viver com dignidade.

Por outro lado, quanto maior for o índice de Gini, maior será a diferença econômica entre a população mais pobre e os ultrarricos do país. Esse cenário indica uma grande desigualdade, concentrando a maior parte da riqueza nacional nas mãos de poucos, o que leva a um empobrecimento generalizado e a piores condições de vida para a população como um todo.

O relatório Global Wealth Report 2024, elaborado pelo UBS, analisou o índice de Gini de diversos países ao redor do mundo, considerando sua evolução histórica. Esses dados oferecem um panorama sobre como a distribuição da riqueza tem mudado ao longo do tempo.

O portal VisualCapitalist.com criou um gráfico explicativo ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A grande joia da produtividade é um método muito simples: a regra dos "dois minutos"

Um mecânico de uma agência desliga a câmera de vigilância do carro de um cliente, sem saber que havia uma segunda câmera gravando tudo

Após duas semanas, Japão encerra busca por homem que caiu em buraco em Saitama

Rússia, China e Coreia do Norte têm armas hipersônicas; os EUA decidiram defender-se com o seu próprio Domo de Ferro

Bukele oficializou bitcoin como moeda legal em El Salvador; agora ele voltou atrás

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade