Como a desigualdade de riqueza mudou no mundo desde 2008, explicado com um gráfico simples
A desigualdade na distribuição da riqueza é um indicador da saúde financeira e social dos países. Singapura, Finlândia e Espanha são as nações que apresentam o maior aumento na disparidade entre as grandes fortunas e a população com menos recursos.
O fato de um país ser rico resulta em melhores serviços e oportunidades para seus cidadãos. No entanto, tão importante quanto a riqueza de um país é a forma como essa riqueza é distribuída entre a população, pois isso define o nível de desigualdade entre os mais ricos e aqueles com menos recursos econômicos.
Uma das ferramentas utilizadas para medir essa desigualdade é o coeficiente de Gini. Esse índice avalia a concentração de renda dentro de um determinado grupo populacional ao longo de um período específico (geralmente, um país em um ano).
A riqueza e sua distribuição
Quanto mais próximo de zero for o coeficiente de Gini de um país, menor será a diferença de riqueza entre os mais ricos e os mais pobres. Isso significa que mais pessoas têm acesso a recursos econômicos suficientes para viver com dignidade.
Por outro lado, quanto maior for o índice de Gini, maior será a diferença econômica entre a população mais pobre e os ultrarricos do país. Esse cenário indica uma grande desigualdade, concentrando a maior parte da riqueza nacional nas mãos de poucos, o que leva a um empobrecimento generalizado e a piores condições de vida para a população como um todo.
O relatório Global Wealth Report 2024, elaborado pelo UBS, analisou o índice de Gini de diversos países ao redor do mundo, considerando sua evolução histórica. Esses dados oferecem um panorama sobre como a distribuição da riqueza tem mudado ao longo do tempo.
O portal VisualCapitalist.com criou um gráfico explicativo ...
Matérias relacionadas
A grande joia da produtividade é um método muito simples: a regra dos "dois minutos"
Após duas semanas, Japão encerra busca por homem que caiu em buraco em Saitama
Bukele oficializou bitcoin como moeda legal em El Salvador; agora ele voltou atrás